As Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e de Segurança Pública (SSP) se reuniram, na tarde de hoje (02), para debater um protocolo e estabelecer os critérios de segurança no transporte de adolescentes em conflitos com a Lei que necessitam de encaminhamento para as unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).
O encontro contou com as presenças dos secretários da SJDHDS, Carlos Martins; da SSP, Ricardo Mandarino; da delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; da diretora adjunta da Fundac, Fabiana Buriti; e do assessor especial da Fundac, Emilson Piau.
Segundo o secretário Carlos Martins “o encontro é um passo importante, que visa garantir o cumprimento da Lei, mais eficiência e segurança no transporte dos adolescentes além de estabelecermos os fluxos de atendimentos que devem ser seguidos”, explicou ele.
Na reunião, acordou-se que as instituições farão um grupo de trabalho para debater a questão mais a fundo e definir as diretrizes a serem seguidas. Na oportunidade, a diretoria adjunta da Fundac, ainda pontuou a necessidade de se estabelecer uma comunicação prévia pelas Varas da Infância para a realização do procedimento de transportes.
Para a delegada geral da Polícia Civil, “o protocolo será estabelecido com o intuído de trazer o adolescente para a Fundac de uma forma segura e também salvaguardar a integridade física dos nossos servidores”, afirmou Heloisa Brito.