Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (27), o Governo da Bahia debateu demandas apresentadas ao Estado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba). Com a participação de 18 secretarias e órgãos , a reunião foi conduzida pelas Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e de Relações Institucionais (Serin).
No encontro, os órgãos fizeram atualização do status do atendimento e execução das solicitações feitas pelas comunidades, em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, cultura, saneamento básico, dentre outras.
“Todas as solicitações feitas pelos povos indígenas são legítimas e dignas. Eles precisam de pouco e justamente por isso, o nosso esforço conjunto e compromisso para o atendimento dessas demandas. Todas essas secretarias e a estrutura do Estado estão unidas para assegurar os direitos dessa população”, explicou o chefe de gabinete da SJDHDS, Pedro Dórea.
Segundo Dórea a relevância das pautas ganha um destaque ainda maior diante da conjuntura nacional, “quando o Governo Federal fecha os olhas para as necessidades dos povos indígenas”.
Já a coordenadora executiva de Articulação Social da Serin, Kelly Costa, avalia que “um alinhamento com os setores de governo para
tratar uma pauta de forma intersetorial, traz uma possibilidade maior de execução das demandas, de que se responda a contento o povo demandante, que no caso é a população indígena”, afirmou.