Começou nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Santo Estevão. A competição nacional retorna à Bahia após 30 anos e é a primeira vez que acontece no Lago Pedra do Cavalo. “Já somos vitoriosos por isso”, comemora o deputado Angelo Almeida (PSB), que idealizou e articulou a realização do evento no Lago Pedra do Cavalo junto com Federação Baiana de Canoagem (Febac), Confederação Brasileira de Canoagem, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e prefeitura municipal de Santo Estevão.
“Quando tive a ideia de trazer o campeonato para o Lago, acreditei que valeria a pena construir essa opção como forma de fazer com que as pessoas enxergassem o potencial que ele tem de atrair riquezas, novas oportunidades para o esporte, lazer, entretenimento e ecoturismo da região. Conseguimos a realização da 5ª etapa do Campeonato Baiano, em maio, e agora o Campeonato Brasileiro. Desejamos sucesso aos nossos atletas, mas já somos vitoriosos por essa grande conquista”, ressalta Angelo.
E já no primeiro dia a Bahia começa muito bem, com representações de peso como o medalhista olímpico Isaquías Queiroz, que participou hoje da primeira eliminatória, chegou na primeira colocação e já garantiu vaga na final. Participa também do campeonato Erlon de Souza, ouro no Pan-Americano no C2 500.
Segundo Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem, 15 estados participam da competição, com 35 delegações e 385 atletas. “Temos aqui os melhores atletas do Brasil”, valoriza.