Elaborado pela Sprev em parceria com outros órgãos, o documento foi lançado nesta terça-feira (23), durante Workshop de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher.
Definir as responsabilidades nos atendimentos, unificar as informações para a promoção de uma assistência humanizada e garantir a proteção das pessoas vítimas de violência sexual são os principais objetivos do ‘Protocolo de Atendimento a Pessoas em Situação de Violência Sexual’, lançado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), na manhã desta terça-feira (23).
Realizado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), o evento aconteceu no auditório anexo ao prédio sede da pasta, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O documento é produzido em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Defensoria Pública e integrantes da sociedade civil e contém informações importantes sobre a competência de cada instituição envolvida na rede de proteção, o passo a passo de como funciona o atendimento em cada unidade policial, além de informações sobre o ‘Aborto Legal’, a rede de atenção, as legislações vigentes e situações de condutas inapropriadas.
“Desde o início da gestão eu conversei com a major Denice e reforcei que precisávamos realizar cada vez mais ações de prevenção à violência e produzir materiais como esse. Precisamos atuar com a repressão mas, acima de tudo, com a prevenção, através de ações estruturantes que devem vir antes da contenção”, disse o secretário da SSP, Marcelo Werner.
Interessados em conhecer o protocolo podem acessar clicando no link através do site oficial da pasta (www.ssp.ba.gov.br).
Workshop
Durante o evento, integrantes da Polícia Civil, da Sesab e da Defensoria Pública participaram do ‘Workshop de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher’, mediado pela coordenadora de assuntos para as juventudes da Sprev, Namíbia Yakini.
Debateram sobre o trabalho das polícias, da saúde e da DP a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, delegada Maria Clécia Vasconcelos, a diretora de gestão de cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas e a defensora pública Lívia Almeida.
“Esse é o respeito a pessoa humana que pauta as ações da SSP e nós temos a honra de ter trabalhado com isso”, detalhou a titular da Sprev, major Denice Santiago.