sábado, 21 de junho de 2025
  • Anuncie
  • Contato
  • Expediente
  • Home 4
No Result
View All Result
Política com Dendê
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
No Result
View All Result
Política com Dendê
No Result
View All Result
Home Destaques

Serviços de água, luz e telefonia lideram reclamações no Procon-BA

by Cleberson
março 16, 2023
in Destaques, Plantão de Notícias
0 0
0
Serviços de água, luz e telefonia lideram reclamações no Procon-BA
0
SHARES
6
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

OutrasNotícias

Markinhos Marrocci emociona na 3ª Procissão Chicleteira do Alto das Pombas

Microsoft diz que todos os aplicativos afetados por apagão já foram retomados

Plano prevê mais de R$100 mi para ampliação da rede cicloviária

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2022, divulgado nesta quarta (15), registrou 4.584 reclamações
As empresas de água e esgoto, energia, telefonia e do varejo registraram o maior número de reclamações feitas pelos consumidores no ano de 2022. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15), pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), durante o evento que marca o Dia Mundial do Consumidor, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).
Ao todo, o Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realizou 37.718 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades do estado. Desse total, foram formalizadas 4.584 reclamações (processos administrativos), de janeiro a dezembro de 2022, contra fornecedores de diversos segmentos, que incluem serviços financeiros (cartões de créditos e empréstimos consignados) e essenciais (energia elétrica, água e esgoto e telefonia).
Nesse período, a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A (Embasa) lidera o ranking, com 318 reclamações. A Coelba Neoenergia aparece em segundo lugar, com 172 reclamações cadastradas. Três empresas de Telefonia (Oi, Claro e TIM) também contabilizam reclamações, com 160, 118 e 114, respectivamente. As lojas de varejo Casas Bahia (119) e Magazine Luiza S/A (95) foram alvos de reclamações por parte de consumidores.
O Cadastro apresenta ainda o percentual de reclamações atendidas e não atendidas pelas empresas. O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor contabilizou 89% de atendimento resolvido e 11% de não atendidas. No ranking de atendimentos, os serviços financeiros registraram o maior número de solicitações (10.378) consultas e orientações. Já os serviços essenciais contabilizaram 9.729 atendimentos.
Os maiores problemas trazidos pelos consumidores ao Procon-BA estão relacionados a cartões de crédito, débito e lojas, totalizando 3.707 atendimentos; energia elétrica 3.097; água e esgoto com 2.383; e crédito consignado e demais modalidades 1.784 atendimentos. Já pelo serviço virtual, através do site ‘www.consumidor.gov.br’, foram realizados 72.923 mil atendimentos.
Os dados estão reunidos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2022, que apresenta o levantamento dos atendimentos realizados pelo órgão no ano passado. A divulgação do ranking e o Cadastro de Reclamações são exigências legais previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e que permite aos órgãos de defesa do/a consumidor/a avaliar e orientar os fornecedores e garantir os direitos da população.
De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, o Procon-BA tem um papel fundamental na garantia dos direitos do consumidor/a, bem como no equilíbrio e harmonização das relações entre consumidores/as e fornecedores. “A defesa do consumidor é um instrumento de garantia à cidadania e de proteção dos grupos vulneráveis. É, portanto, um mecanismo de combate às Desigualdades e de promoção de direitos sociais. O trabalho do Procon é também uma iniciativa de acesso à Justiça. Na medida que a gente divulga o Cadastro, colocamos as informações à disposição das empresas para encontrarmos um caminho de diminuição dessas ocorrências para que, no ano seguinte, elas cumpram seu papel social, aprimorando o serviço e, consequentemente, atendam a demanda da sociedade”, afirmou o secretário.
O Cadastro de Reclamações, segundo o superintendente do Procon-BA, é um direito do cidadão e possibilita dar transparência às ações do Procon-BA. “O cadastro é um direito do cidadão. Esse ranking serve para dar transparência às ações do Procon para a população. Temos esse papel de levar as informações para os nossos consumidores. Estamos monitorando e vamos avaliar o ranking, junto com as empresas, para que a gente possa garantir os direitos dos consumidores e tornar a relação de consumo mais harmoniosa e equilibrada”, ressaltou o superintendente.
Na mesa de abertura, participaram também a defensora pública Ariana de Souza Silva, da Defensoria Pública da Bahia; o promotor de Justiça, Solon Dias Rocha Filho, do Ministério Público da Bahia; a promotora de Justiça, Telma Leal; e a delegada da Decon – Delegacia do Consumidor, Joana Angélica Santos.
Palestra
Ainda integrando a programação do Dia Mundial do Consumidor, o Procon-BA promoveu a palestra “Os Consumidores Hipervulneráveis sob a ótica do Direito do Consumidor”, ministrada por Matheus Martins de Oliveira, Maria Tereza Rodrigues e Iara Farias.
Ações da Semana do Consumidor
Além da divulgação do Cadastro, os/as consumidores/as baianos/as estão tendo a oportunidade de colocar as contas em dia no Mutirão de Negociação de Dívidas. A ação, iniciada segunda-feira (13), viabiliza a renegociação de dívidas com cartões de crédito, água, energia, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras. O atendimento acontece por ordem de chegada, na sede Central do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes, em Salvador, das 8h30 às 16h. Nas cidades do interior do estado, o atendimento segue de acordo com o horário de funcionamento da unidade SAC à qual o posto está vinculado. Ou, pode-se agendar, através do www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo IOS e Android.
No momento do atendimento, o/a consumidor/a deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência e documentos que comprovam a relação de consumo como contrato de empréstimos, financiamentos, faturas de água, energia, fatura de cartão de crédito, entre outros.
Dia Mundial do Consumidor

A data é atribuída a um discurso que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, teria feito em 15 de março de 1962, no qual defendeu que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido. No Brasil, o dia ganha um significado especial, já que foi em 11 de março de 1991, que o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor.

Cleberson

Cleberson

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

‘O bicho vai pegar’: Rui diz que não suplementará orçamento dos demais Poderes

‘O bicho vai pegar’: Rui diz que não suplementará orçamento dos demais Poderes

3 anos ago
8
Em visita a Ilhéus, Leão se diz comprometido com agroturismo

Em visita a Ilhéus, Leão se diz comprometido com agroturismo

3 anos ago
2

Curta nossa Página

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

No Result
View All Result
  • Confete e Cacete
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Municípios em Destaque

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR

Add New Playlist