O Senai Cimatek está conduzindo testes de uma nova vacina para a Covid-19, a repRNA . O fármaco foi desenvolvido pela empresa norte-americana HDT Bio Corpe e no Brasil conta com o a parceria do Senai Cimatek. Trata-se do primeiro imunizante com o replicon de RNA, molécula capaz de se autoamplificar e ser reconhecido pelo organismo como um RNA mensageiro.
A líder técnica do projeto da vacina, a pesquisadora Bruna Machado, conversou com o programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM, sobre a vacina, que está sendo testada no Senai Cimatek de Salvador.
“Essa vacina tem um componente ativo, uma molécula, e o organismo consegue reconhecê-la como um RNA mensageiro. Esse RNA tem uma capacidade de produzir cópias dentro dele mesmo no organismo. isso quer dizer que menos dozes dele é necessário para causar um resposta imunoprotetora robusta”, explicou a pesquisadora.
De acordo com Bruna, a previsão é que dentro de um ano o Senai tenha realizado todas as fases de testes do imunizante e tenha registrado o produto no Brasil, segundo parâmetros da Anvisa.
Na primeira fase, a previsão é de que 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, participem do processo.
No Brasil, o desenvolvimento do imunizante tem o apoio científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No Cimatec, o projeto está sob a responsabilidade do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde.