Fruto da união entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e Turismo (Setur), o projeto Bahia Estado Locação lança sua primeira ação – o Mapeamento dos Municípios, voltado para identificar serviços disponíveis nas cidades baianas, como o patrimônio histórico e cultural, e a diversidade de paisagens e biomas presentes nos territórios que são passíveis de interesse visual e imagético para os mais variados projetos na linguagem audiovisual.
O Mapeamento dos Municípios é coordenado pela Bahia Film Commission, unidade da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb) e ocorrerá através de um formulário online que os gestores municipais preencherão com as informações institucionais, turísticas, artísticas e referentes às condições para receber uma produção audiovisual, além de imagens de suas locações disponíveis para filmagens nas cidades. Gestores têm até 2 de maio para preencher e enviar o formulário. As inscrições começaram no dia 5 de abril.
Como seguimento, a Bahia Film Commission cuidará do recebimento das informações e gerenciamento e organização para construção de um catálogo para publicação no site da Bahia Film Commission. O intuito final é demonstrar aos players e produtoras do mercado audiovisual, nacional e internacional, a organização da Bahia, buscando atrair produções audiovisuais para o estado, a fim de construir uma ação efetiva em conjunto entre as gestões de Turismo e Cultura estaduais e municipais.
No lançamento do catálogo que reunirá as informações do Mapeamento de Municípios, será realizado um encontro com os players de mercado para divulgar os destinos e a capacidade profissional do setor audiovisual, de serviços e do trade turístico para receber as produções audiovisuais. Na oportunidade, também será apresentada a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual que mapeou mais de mil profissionais em todo o estado da Bahia, e o Mapeamento de Obras Baianas para Comercialização. Ambas iniciativas foram coordenadas pela Dimas.
Bahia Estado Locação – O projeto prevê um conjunto de ações que irão incentivar a cadeia do audiovisual com ações dos pontos de vista econômico e turístico, destacando para dentro e fora do estado o potencial da Bahia. O objetivo é atrair produções de fora do estado e colaborar na viabilização de produções baianas, dando o acesso a autorizações, parcerias, informações de infraestrutura dos municípios e locações em todo o estado, para que estas possam ser utilizadas por filmes, séries, videoclipes, dentre outros formatos audiovisuais de produção. Para movimentar a economia local, o projeto se compromete com a promoção do Catálogo de Municípios junto ao mercado audiovisual, através de estratégias de difusão e relacionamento com produtoras, streamings, canais de TV Paga, entre outros agentes da cadeia produtiva.