Reforço com pessoal soma mais 23 bombeiros militares
Na região oeste estão concentrados os principais focos de incêndio florestal da Bahia no início desta semana, com destaque para o município de Barra, que acumulou 316 focos de calor detectados entre 1º e 9 de outubro, um crescimento de 5.167% sobre o mesmo período de setembro, quando seis focos foram detectados.
Os números são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deixando Barra no topo entre os municípios brasileiros. Com imagens de satélite o programa detectou este ano 7.742 focos na Bahia, favorecidos pelas condições climáticas deste período.
O incremento dos casos nos últimos dias motivou o reforço também com pessoal, equipamentos e veículos, somando mais 23 bombeiros militares e mais dois aviões modelo air tractor, que auxiliam no combate a lugares mais distantes e de difícil acesso.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Adson Marchesini, com o complemento “teremos mais de 230 bombeiros e oito aviões à disposição da Operação Florestal 2022”.
Lançada há um mês, a operação conta com quatro bases de apoio (Lençóis, Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista). Além do oeste, com focos em Barreiras, Barra, Ibotirama, dentre outros, também municípios da região norte e da Chapada Diamantina têm mobilizado as equipes do CBMBA, brigadas voluntárias, do PrevFogo/Ibama e do ICMBio. “Nosso objetivo é dar pronta resposta assim que um incêndio for detectado”, afirmou Marchesini.
Apesar das campanhas, ainda falta conscientização popular para evitar as queimadas. “Estamos no momento de maior pico do ano de incidência de queimadas e incêndios”, afirmou o comandante.
Ele pontuou ainda que a chuva, na última temporada úmida, favoreceu o crescimento da vegetação que agora está seca, formando material de fácil combustão nos dias de calor, baixa umidade do ar e fortes ventos, como são os dias de outubro nestas regiões.
De acordo com o programa de monitoramento do clima do Instituto Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) nas regiões citadas não há previsão de chuvas para os próximos dias. Em Barra, Juazeiro, Ibotirama e Barreiras a temperatura chega a 39°C, conforme previsão do Climatempo, que aponta umidade relativa do ar chegar a 13% nas horas mais quentes do dia de hoje em Barreiras, com números abaixo de 20% nas demais localidades. O ideal recomendado pela OMS, é entre 50% e 60%.