Rede-Sustentabilidade formaliza apoio à chapa de PT na disputa ao governo estadual
Durante evento que formalizou o apoio do partido Rede-Sustentabilidade à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo baiano na manhã desta terça-feira, 25, a porta-voz da sigla na Bahia, Iaraci Dias, declarou que o apoio ao petista foi motivado pelo lema da legenda de se pautar em temas progressistas e enxergar no candidato do PT a possibilidade de viabilizar políticas públicas que visem o desenvolvimento sustentável na Bahia.
“Nós já dialogamos com o PT, com a direção e com o governo há muito tempo. E hoje nós viemos manifestar publicamente o nosso apoio a campanha e consequentemente a eleição de Jerônimo a governador da Bahia e de Lula presidente. Tenho certeza que essa parceria vai ajudar muito no nosso projeto”, destacou a dirigente.
Para Iaraci, este é um momento importante para que o seu partido consiga, além de traduzir o apoio da Rede a chapa petista, consiga avançar na discussão ambiental no estado. De acordo com ela, a chapa do PT será vitoriosa “não apenas pela questão eleitoral, mas pela questão de avanços que se pretende construir no estado sobre pautas sociais, comprometidas com o estado da Bahia, que é muito grande, carente, necessitada, e que precisa avançar nas políticas públicas comprometidas com a sociedade e nas pautas ambientais”.
Durante a declaração do apoio, um vídeo com a ex-senadora e deputada federal eleita Marina Silva foi exibido. No material exibido, Marina disse a respeito da importância do seu partido apoiar o PT no âmbito nacional e estadual neste momento da política nacional.
Jerônimo agradeceu o apoio de Marina Silva e do Rede-Sustentabilidade e destacou a importância das pautas ambientais assumirem protagonismo nas políticas públicas federais e estaduais. “Hoje nós pagamos uma conta muito alta por termos ao longo de um bom tempo renegado esse debate na pauta. Renegando, por exemplo, na pauta da educação ambiental”.
“A chegada do PSOL traz um apoio firme, crítico e pautas importantes. A Rede oferece uma esperança muito forte e com três frentes muito fortes: o partido, que traz a sustentabilidade como parte da sua construção, por muitas vezes já colocaram o meio ambiente e a pauta ambiental como um atraso, não é assim”, pontuou.
“Nós faremos sim o esforço necessário para construirmos o fortalecimento de um partido com pauta relevante, como a Rede; o segundo tema é o ambiental, a gente sabe que ele é maior que os partidos. Ontem nós nos reunimos e recebemos o apoio do PSC com os evangélicos, pastores. O papel dos ambientalistas além do partido é fundamental para o nosso estado; o terceiro tema é que eu quero estabelecer que o debate feito com a Rede é de abertura e fortalecimento dos espaços de diálogo, existem temas que são relevantes e precisam ser tratados”, destacou o candidato.