O Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), em Vila de Abrantes, foi inaugurado na manhã dessa segunda-feira (25), com o objetivo de ampliar o atendimento ofertado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires. A iniciativa visa, sobretudo, romper o silêncio contra assédio, violência e privação de direitos em relação às mulheres.
A unidade foi implantada na Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari e oferecerá atendimento psicossocial e jurídico para mulheres da região. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 16h.
A inauguração contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo; da titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDES), Reni Oliveira; e do vereador Gilvan Souza, entre outras autoridades
“A violência contra a mulher não afeta só a vítima, tem impactos sociais e envolve toda a família. Garantir atendimento e acolhimento para essas mulheres é uma das mais nobres políticas públicas, responsabilidade de toda a sociedade. Conceder informações e um espaço seguro de escuta vai ajudar a salvar muitas vidas”, considera o vereador Gilvan.
A titular da 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), Danielle Monteiro, também comentou sobre a importância do novo equipamento. “Nós trabalhamos com a forma fria da lei. A mulher chega na delegacia, ela vai saber que tem direito à medida protetiva, ela vai ser ouvida, o agressor vai ser chamado, mas o acolhimento quem vai oferecer é o NAM. Ela vai ter assistência e vai sair fortalecida para refazer a vida”.