Secretário aponta os juros mais baixos do Banco do Nordeste como solução para o financiamento da ponte
O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida (PSB), garantiu na manhã desta terça-feira, 16, que a Ponte Salvador-Itaparica vai sair. De acordo com o titular da SDE, apesar da política de juros aplicada pelo Banco Central, a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República vai garantir o apoio necessário para que a obra seja iniciada sobre a Baía de Todos-os-Santos.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) — onde participou de uma audiência da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo —, Angelo se somou aos integrantes do governo Lula, a nível nacional, que criticam com frequência a taxa de juros mantida pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo ele, o alto percentual da Selic dificulta a execução de empreendimentos do tamanho da Ponte Salvador-Itaparica.
“No momento da nossa economia, com o Banco Central aplicando uma taxa Selic de 13,75%, dificilmente uma operação dessa estatura fica de pé. Mas, quando entra o governo federal, o presidente Lula e a boa vontade do governo chinês e das empresas chinesas, quando tem boa vontade, a gente vai fazendo essa equação”, afirmou Angelo Almeida.
“Essa fase vai passar. Eu penso que a alegada inflação por demanda não existe. Isso é uma balela. Todos nós sabemos a quem interessa essa taxa Selic de quase 14%. Mas, voltando à normalidade, nós vamos avançar muito”, complementou o secretário estadual.
Conforme informações de Angelo Almeida, uma alternativa do governo Lula que ajudará a garantir a obra são os juros mais baixos oferecidos pelo Banco do Nordeste, estatal ligada à gestão federal.
“Eu creio que a questão da ponte, especificamente, e do anúncio feito pelo presidente Lula, ele sinaliza que está buscando alternativas. Nós temos aí hoje o Banco do Nordeste, que oferece juros bem mais baratos. Então, o governo pode encontrar mecanismos de fazer o financiamento, porque a decisão do governo chinês e das empresas chinesas é de vir fazer a ponte. E ela vai sair”, garantiu o titular da SDE.
Para Angelo Almeida, a ida do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à China foi fundamental para o futuro dos empreendimentos patrocinados pelo governo do estado em parceria com empresas chinesas, incluindo a ponte Salvador-Itaparica. O secretário avaliou o petista como “craque do jogo” da viagem.
“Tive a felicidade de estar vivendo aquele momento, quando ficou claro para nós que o que estava travado e o que faltava para destravar foram dois pontos: primeiro, a eleição de Lula; segundo, um governador que se importou com essa perspectiva de estar em território chinês, conversando com governantes, com governadores, com prefeitos, mas sobretudo conversando com CEOs das grandes companhias chinesas. Todos ficaram muito impressionados”, afirmou o secretário.
No dia 29 de março, o governador Jerônimo Rodrigues revelou que o consórcio chinês composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) obteve a aprovação de um empréstimo de R$ 3 bilhões junto ao Banco do Nordeste. O valor seria o suficiente para dar início à construção.