Cerca de 5 mil operadores e agentes de viagens serão capacitados e 600 deles serão trazidos para conhecer a cidade
Pode parecer brincadeira, mas ainda tem gente que tem dúvidas se vale apena conhecer Salvador. Para dirimir qualquer incerteza, uma série de eventos como road shows, fam tours, rodada de negócio e um fórum de hotelaria serão realizados nos estados de onde partem a maioria dos turistas para promover a capital baiana. Cerca de 5 mil operadores e agentes de viagens serão capacitados, e 600 deles visitarão Salvador.
A inciativa é uma parceria entre a Prefeitura com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) e a Salvador Destination. O convênio foi assinado nesta sexta-feira (27), no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, um dos cartões postais da cidade. A parceria não é uma novidade, já foi realizada em anos anteriores, mas vai explorar novos atrativos, como explica o presidente da ABIH, Luciano Lopes.
“Uma das novidades é o turismo afro. O mês de novembro será todo dedicado ao tema afro. Salvador é uma cidade com maioria da população negra e nunca demos muita atenção a esse tema, agora, teremos um mês inteiro de eventos e festividades. Outro campo que estamos avançando é o turismo religioso, uma atividade que traz turista o ano inteiro. Além de divulgar a cidade como um polo cultural”, explicou.
O calendário de eventos de novembro, batizado pela Prefeitura como Novembro Negro, terá atrações nacionais e internacionais em todos os fins de semana no mês voltada para a promoção da cultura afro. Alguns são gratuitos e outros privados. Entre os dias 3 e 5 do mês, primeiro fim de semana, será realizado o Liberatum, um festival internacional humanitário que já aconteceu no México, nas Filipinas e na Índia (confira abaixo).
As ações de promoção de Salvador serão desenvolvidas até dezembro, em nove capitais, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e em países como Argentina, Colômbia e Chile. A expectativa é alcançar 5 mil operadores e agentes de viagens. Cerca de 600 deles serão convidados para conhecer Salvador, as belezas e a qualidade dos serviços da cidade, como uma motivação para impulsionar as vendas.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) lembrou que a taxa de ocupação do setor hoteleiro em julho, agosto e setembro ficaram acima da média antes da pandemia, assim como os dados parciais de outubro. A meta é ficar acima de 80% nos meses do verão. Ele destacou as potencialidades da cidade.
“Vamos seguir avançando para a consolidação do novo posicionamento de Salvador no Brasil e no mundo. Semana passada, fizemos um grande evento em São Paulo para apresentar a nossa cidade muito mais além do que todas as características que nós temos, como uma capital de negócios e de oportunidades. Temos o diferencial de ser uma das capitais mais negras das Américas e esse é um dos principais ativos pelos quais podemos atrair mais investimentos”, disse o prefeito.
Já o presidente da Salvador Destination, Glicério Lemos, afirmou que o objetivo da divulgação é também captar eventos que estimulem a economia e a geração de emprego e renda. Ele contou que está prospectando 110 congressos até 2027, o que deve atraí cerca de 200 mil turistas de negócios, perfil que gasta três vezes mais que o turista de sol e mar. Questionado sobre quais mercados Salvador quer adentrar, ele fez mistério. “Isso é uma questão estratégia, não podemos comentar”, provocando risos.
“A ideia é captar congressos e eventos na baixa e na média estação. Isso nos dá um equilíbrio e força para que empresas que sobrevivem do turismo tenham um equilíbrio financeiro. O principal foco nosso tem sido a área médica, que é a mais se destaca nessa área como importante fatia de mercado”, afirmou.
Durante o evento no Forte de Santa Maria, que ficou lotado, seis estabelecimentos comerciais de hospedagem, bares, restaurantes e agências de viagens receberam certificação do programa Quali Salvador. As empresas tiveram uma assessoria técnica prestada pelo consórcio internacional Sextante – União Espanhola de Normalização, gratuita e auditada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre melhorias na gestão em sustentabilidade, boas práticas e qualidade.
Confira as primeiras empresas certificadas pelo Quali Salvador:
• Quality Hotel & Suites São Salvador (Stiep);
• Hotel Mercure Boulevard (Caminho das Árvores);
• Hotel Deville Prime (Itapuã);
• Gran Hotel Stella Maris (Stella Maris);
• Restaurante Ki Mukeka (Armação);
• Restaurante Bella Napoli (Caminho das Árvores);
• Mais 80 estabelecimentos estão em processo de certificação.
Confira a agenda completa do Novembro Negro:
• Rolê Afro – Uma construção de roteiros para os visitantes conhecerem a cidade de forma decolonial, ou seja, sob uma perspectiva negra;
• Liberatum (de 03 a 05) – É um festival internacional humanitário que já aconteceu no México, nas Filipinas e na Índia.
• Reabertura do Muncab (dia 06) – O Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira com a exposição Um Defeito de Cor, conhecida no Brasil todo, com mais de 400 obras contando a história do povo negro;
• Seminário Nacional do Samba (dia 07) – Será a primeira edição do evento para tratar da importância do samba na cultura de Salvador e do Brasil;
• Candyall e Tal (10 e 11) – É um projeto com show, arte e cultura no Candeal;
• Afropunk (18 e 19) – Considerado o maior festival de cultura negra do mundo, teve a última edição em Nova York, na semana passada. Em Salvador, vai homenagear a cantora Acione, a Marrom;
• Caminhada da Liberdade (dia 20) – O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Negras e é realizado há quase 20 anos;
• Festival Afrofuturismo (20 e 21) – Evento de inovação, diversidade e tecnologia promovido pelo Vale do Dendê;
• Festival de Cinema Fianb (de 21 a 25) – Será o primeiro Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, organizado pela Associação Nacional de Produtores Audiovisual Negros, e focado em cinema negro;
• Festival Salvador Capital Afro (de 22 a 24) – Fala de empreendedorismo, negócios e música. Será realizado no Centro Histórico, com a participação de artistas nigerianos;
• Expo Carnaval Brazil (de 24 a 26) – Uma exposição focada em cultura negra;
• Afro Fashion Day (dia 25) – Evento de moda realizado pelo CORREIO que reúne marcas baianas e modelos negros para celebrar a cultura afro;
• Dia Nacional da Baiana de Acarajé (25) – Será feita uma homenagem às baianas de acarajé;
• Desfile Mundo Negro (25) – Será um dia de Carnaval dos blocos afros. Parte dos grupos vai descer do Pelourinho e outra parte do Campo Grande, e vão fazer um grande encontro na Praça Castro Alves;
• Caminhada do Samba (dia 26) – A tradicional caminhada que acontece há muitos anos e que agora entra para o calendário fixo das celebrações pelo mês da Consciência Negra;
• Secream Festival (dia 30) – É um festival de inovação focado na criatividade de pessoas pretas;