O mês de março foi o período em que o órgão mais obteve registros de manifestações.
De janeiro a dezembro de 2021, a Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contabilizou 2.580 manifestações. A pasta é responsável por receber solicitações, reclamações e tirar dúvidas sobre a atuação das quatro forças da pasta (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica).
A população pode entrar em contato com o órgão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 19h, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ssp.ba.gov.br ou na unidade situada no anexo do prédio sede da pasta, na 4ª avenida, número 430, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
De acordo com o ouvidor geral da SSP, Nilton Régis Mascarenhas, os quatro principais registros foram as solicitações 1.359, as reclamações, 392, pedido de Informação (e-Sic) LAI, 337, e as denúncias, 282, entre outros.
O mês de março foi o período com maior número de manifestações. Mascarenhas reforça que a Ouvidoria é uma importante ponte entre os órgãos e deve ser reforçada a fim de facilitar o acesso do cidadão, de forma rápida, segura e eficaz.
Para 2022, a pasta elaborou em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado e as Ouvidorias Institucionais, sob a Coordenação da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), um planejamento estratégico de alavancagem da função de defensora de direitos, sejam eles dos cidadãos ou dos policiais, por meio do realinhamento da estratégia e das ações prioritárias.