A TARDE apresentou denúncias nas licitações das obras do projeto da Prefeitura de Salvador
Além das licitações suspeitas, a Prefeitura tem expulsado moradores da Bacia do Rio Mané Dendê. A população tem sido coagida pela Prefeitura de Salvador para se desfazer de suas casas e comércios por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, por causa da obra de requalificação.
“Quem não deve, não teme. Se a prefeitura se silencia ou se manifesta apenas por meio de nota sabendo da gravidade das denúncias, significa que de fato está com medo de alguma coisa. É preciso enfrentar, essa é uma pauta que não vai sumir, que será aprofundada e a reportagem do A TARDE e as falas dos vereadores tem uma força argumentativa muito grande. A prefeitura precisa esclarecer, se explicar, principalmente considerando que são recursos públicos”.
Chamada de “Novo Mané Dendê”, a intervenção, de saneamento básico, urbanismo e regularização fundiária, tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi anunciada no fim da gestão do ex-prefeito ACM Neto e é divulgada com muita propaganda tanto pela atual administração municipal quanto pelo candidato a governador.
Com um crescimento maior que 60% na votação da última eleição, em relação a 2018, estadual Olívia Santana (PCdoB) se reelegeu como deputada para com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) como a sexta mais votada do estado com mais de 92 mil votos. Assim, a primeira deputada estadual negra caminha para o segundo mandato na Casa.
“Eu quero agradecer os 92 mil votos. Custou a ficha cair de eu realmente tomar consciência dessa votação estrondosa mesmo contra campanhas milionárias. É a vitória do trabalho, da nossa pauta. É a provação popular dessas pautas diversas do nosso mandato. A nossa luta antirracista, empoderamento da mulher e da classe trabalhadora. A gente conseguiu ter esse reconhecimento popular. A gente precisa fazer o nosso país entrar no eixo”, declarou Olívia.
Sobre as suas pautas no novo mandato na Alba, a deputada apontou que irá “mergulhar mais na juventude”.
“A gente tem um trabalho forte nessa pauta, que é importante para mim. Nesse mandato nosso, a gente também abraçou esses grupos. A juventude das periferias vive muito no fio da navalha. A disputa de um segmento marginal, com a luta pela sobrevivência dignamente. Eu sei o que a escola fez comigo e batalho muito para garantir que a educação de qualidade chegue na vida dessa juventude”, explicou. “A gente está lutando muito para que o Jerônimo Rodrigues consiga se eleger governador e que ele possa fazer vingar de maneira positiva o projeto de educação integral”, acrescentou.
Durante o primeiro mandato do governador Rui Costa (2015-18), Olívia Santana foi responsável por duas importantes pastas do governo. Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017, foi secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), de onde saiu para assumir a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), na qual ficou até abril de 2018, quando iniciou sua pré-campanha a deputada estadual, tendo sido eleita.
Nas eleições de 2018, Olívia conquistou 57.755 votos e se tornou a primeira deputada negra da história da Bahia. Quatro anos depois, nas eleições deste ano, Olívia conseguiu uma marca ainda mais expressiva. Com quase 35 mil votos a mais, pouco mais de 60% de diferença, a parlamentar se reelegeu com 92.559 votos.