USF Lealdina Barros terá capacidade para atender 650 pessoas por dia
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 24, a nova USF (Unidade de Saúde da Família) Lealdina Barros, na localidade do Vale da Muriçoca, no bairro da Federação. Segundo a prefeitura, o local tem capacidade para atender 650 pessoas por dia e a estimativa é de que 16 mil pessoas que moram na região sejam beneficiadas. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O terreno usado na construção havia sido cedido pela associação de moradores. A unidade era reivindicada por quem vive nas localidades do Vale das Muriçocas e Parque São Braz. O nome homenageia Lealdina Barros, ex-secretária municipal da saúde na década de 1980 e assessora da pasta até 2020, quando faleceu.
“Essa entrega ocorre devido a um trabalho feito em parceria. Quando as pessoas dedicam seu melhor para um projeto, as coisas acontecem. E a história de Lealdina se confunde com a história da saúde em Salvador nas últimas décadas. Ela tinha amor às pessoas e hoje estamos prestando uma justa homenagem para uma mulher que dedicou sua vida ao avanço da saúde em Salvador”, disse o prefeito Bruno Reis.
De acordo com o município, o investimento foi de R$ 1,6 milhão. A unidade possui dois pavimentos e tem suporte de quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal que farão atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos, realizando acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.
Os procedimentos incluem serviços de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, curativos, confecção do Cartão SUS (2ª via) e vacinação, além de dispensação de medicamentos.
Ainda segundo a prefeitura, atualmente, a cobertura de atenção primária à saúde do Distrito Sanitário de Barra/Rio Vermelho, da qual a USF Lealdina Barros faz parte, é de 30,68%. O território agora tem 13 equipamentos voltados para esse tipo de atendimento, totalizando sete USFs e seis unidades básicas de saúde. Dados da SMS apontam que, entre 2012 a 2021, houve uma ampliação na Atenção Primária à Saúde em Salvador, de 18,6% para aproximadamente 56%.