Além do novo publicitário, ex-presidente anunciou o senador Jaques Wagner na coordenação da campanha
O ex-presidente Lula, em reunião realizada nesta segunda-feira, 25, bateu o martelo e decidiu contratar o publicitário baiano Sidônio Palmeira como novo responsável pelo marketing de sua campanha ao Palácio do Planalto este ano, informa a coluna “Igor Gadelha” do Metrópoles.
A Leiaute Propaganda de Sidônio já estava cotada desde a última semana para assumir a campanha petista à Presidência desde a última semana, quando o marqueteiro Augusto Fonseca foi demitido após reclamação de petistas em relação ao trabalho desempenhado por sua empresa e ao valor do contrato cobrado por ele, de R$ 45 milhões.
O baiano Sidônio, que é engenheiro civil de formação, com especialização em marketing na Cidade do México, já tem afinidade com as corridas eleitorais do PT, pois cuidou do marketing da campanha de Fernando Haddad (PT) à Presidência em 2018 e atuou em campanhas do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e de Jaques Wagner.
Na reunião que definiu o marqueteiro, Lula também anunciou que Wagner (PT-BA) e o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG) estarão na coordenação da campanha, além de outras lideranças políticas.
Custo de R$ 44,5 milhões
A “Folha de S. Paulo” adiantou na última semana que a Leiaute Propaganda apresentou ao PT um orçamento de R$ 44,5 milhões em dezembro de 2021 para o primeiro e o segundo turno das eleições, valor próximo ao da empresa descartada na quinta-feira, 21, pelo partido em meio à crise de comunicação da pré-campanha petista.
Na época, o plano da Leiaute previa a divulgação de um jingle —intitulado “Isso é prova de amor”— no perfil da cantora Preta Gil nas redes sociais. “Isso é prova de amor/Você nunca me abandonou/Tinha casa, comida, motinha, charanga/Depois de você, desandou”, diria o refrão.
Ainda de acordo com a “Folha”, o planejamento da empresa baiana essa música seria apresentada em dois clipes. Um deles com a participação de Lula. Seriam cinco filmes.
Um desses filmes seria dedicado à aplicação de vacinas em defesa da imagem de Lula e do PT e outro, seria comparando as ações do petista na Presidência e os atos do presidente Jair Bolsonaro (PL) no governo. Também seria reservado um arsenal de ataques que seria usado contra os adversários a título de advertência, além da realização de cerca de 90 pesquisas qualitativas e duas quantitativas.
Essa estratégia de apostar na nostalgia proposta para as eleições deste ano também foi utilizada nas eleições presidenciais de 2018, quando Palmeira, ao cuidar do marketing de Fernando Haddad, Sidônio fez uso do slogan “o Brasil feliz de novo”. A campanha apostou na “saudade” dos eleitores, em tempos de crise, dos tempos de bonança dos governos de Lula de 2003 a 2010.