A deputada federal Lídice da Mata (PSB), coordenadora da bancada federal baiana em Brasília, afirmou nesta terça-feira, 15, que a discussão sobre o processo eleitoral em Salvador deve estar focada na formulação e apresentação de um projeto para cidade e não, no momento, em torno de nomes da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Correligionário, o presidente da Conder, Zé Trindade, é um nome em evidência para disputa, com o apadrinhamento do ministro da Casa Civil Rui Costa, mas Da Mata ponderou que no PSB também há o nome do vereador Sílvio Humberto disponível para o pleito. De acordo com ela, o nome para disputar a prefeitura da capital vai surgir de uma composição de opiniões sobre a cidade.
“Nós não fizemos essa discussão de que nome é que nós vamos apoiar. Eu vejo o Trindade como um nome muito importante pro PSB da mesma forma que o é o nome de Silvio Humberto”, afirmou.
“São dois líderes do partido, Trindade tem cumprido uma função importantíssima no estado da Bahia, à frente da CONDER. Mostrou a sua capacidade como um presidente de uma empresa de desenvolvimento urbano em todo o estado, um fazedor de obras, né? Foi um um vereador destacado na cidade, é uma pessoa que tem compromisso com a cidade”, continuou.
“Da mesma forma que Silvio Humberto, que pensa de uma outra maneira, tem uma outra contribuição a dar, tem estado muito presente no debate sobre a a necessidade de alcançarmos distribuição maior no município, de pensar um desenvolvimento voltado pra isso, pra o combate ao racismo, pra o combate a todos os tipos de discriminação. Silvio é o líder do partido na câmara de vereadores e tem sido um líder do debate aprofundado no sobre o combate e essas são questões fundamentais porque a Bahia é um estado com a população majoritária negra e Salvador é a cidade mais negra, fora da África, e isso quer dizer o quê? Quer dizer que nós temos uma população pobre, uma população discriminada, uma população que sofre por falta de oportunidades e Silvio é um pensador de políticas públicas de inclusão desta população”, indicou.
A socialista também opinou que é importante definir uma estratégia da base de apoio do Partido dos Trabalhadores para a disputa eleitoral na cidade e reforçou que isso passará pela apresentação de um programa aos soteropolitanos que dinamize a economia, distribua renda e minimize os principais problemas do dia a dia.
“Nós estamos discutindo um projeto pra cidade, o planejamento urbano na cidade de Salvador, reforma urbana, questões que dizem respeito a mobilidade urbana, a distribuição do espaço urbano e de que maneira a cidade pode se apropriar deles, não é? Então a tarefa é pensar que cidade nós queremos pra poder ter uma estratégia de a ser colocada pra cidade do Salvador, pro povo de Salvador, de como ela pode se tornar uma cidade melhor, que a sua economia cresça mais rapidamente, sem concentração de renda, com distribuição de renda e com distribuição de serviços para o conjunto da população”, afirmou.
“Portanto, o nosso nome vai surgir de uma composição de opiniões, de opinião a respeito da cidade. E é claro nós somos governo do estado, estamos na base do governo. Queremos discutir uma estratégia comum com o governo do estado que pode ser ter uma só candidatura pra enfrentar a candidatura do prefeito atual como pode ser diversas candidaturas”, refletiu.
Crédito Foto: Divulgação