Rodrigues afirmou que qualquer nome escolhido pelo partido será ‘consenso’
Cotado como favorito para ser nomeando à frente da chapa majoritária do PT que concorrerá ao governo da Bahia, o secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ter vontade em ser nomeado para a disputa. De acordo com ele, que é o nome favorito do governador Rui Costa (PT), qualquer nome escolhido pelo partido será ‘consenso’ nas fileiras da sigla.
Segundo Jerônimo, quando o senador Jaques Wagner era o pré-candidato da base, não havia vontade de partidários do PT em lançar nomes alternativos à sigla para a corrida ao Palácio de Ondina. No entanto, com a negativa de Wagner e posteriormente do também senador Otto Alencar (PSD) em ser cabeça de chapa do grupo, ‘surge a vontade’ de ser o candidato da base governista.
‘Quando tínhamos o ex-governador Jaques Wagner como pré-candidato, nós (partidários do PT) não podíamos botar a cara, porque nós tínhamos um bom nome, qualificado, já testado, uma liderança nacional. Na medida que ele (Wagner) desenha um outro processo, aparece o nome de (senador) Otto e, novamente, a gente na disciplina do partido, oferecemos o nome do senador Otto pra mostrar que o PT) não quer se perpetuar no governo, o que foi uma estratégia importante para mostrar que nós confiamos nos companheiros, nós confiamos nos aliados ”, disse o secretário.
“Na medida que o senador Otto apresenta a justificativa da construção partidária do PSD e não poderia concorrer à candidatura, aí o PT assumiu isso e nomes foram colocados, inicialmente, e aí sim a vontade se estabelece , o desejo da gente é fortalecer a esperança, a utopia, Lula na presidente da república, retomando o desenvolvimento do país, com a gente na Bahia dando continuidade ao processo”, completou Jerônimo.
De acordo com o governador Rui Costa, a decisão do nome escolhido pelo PT sairá até o domingo, 13. Na tarde desta sexta, 11, a Executiva Estadual do partido se reune para possivelmente deliberar a escolha.