O maior programa de internacionalização de startups do Brasil será lançado nesta quinta-feira (7), às 10h, com transmissão pelo Canal do Youtube SectiBahia. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o Governo do Reino Unido, através do UK-Brazil Tech Hub, com realização da uGlobally. O evento de lançamento, batizado de Workshop Startup Sem Fronteiras, vai oferecer dicas valiosas para quem quer iniciar o processo de expansão internacional.
Os interessados no programa podem se inscrever até 15 de abril pelo www.uglobally.com/global-impact-bootcamp. Os critérios de seleção incluem, entre outros fatores, a receita, o estágio de operações das startups e o potencial de impacto sócioambiental. O projeto valoriza a diversidade e prioriza as candidaturas de mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIAP+ e outros grupos sub-representados na tecnologia.
São oito semanas de treinamento através de um programa de alto impacto, desenvolvido para ajudar empreendedores a compreender a dinâmica do mercado mundial e as principais oportunidades para empresas brasileiras ao redor do mundo. A primeira fase do programa oferece o workshop Global Mindset, que apresenta a importância e as vantagens da internacionalização e um guia para os primeiros passos deste processo.
Na sequência, os participantes terão 5 eventos com conteúdo exclusivo apresentando todas as etapas do processo de expansão internacional – desde o planejamento até a consolidação de uma atuação global. Será oferecido um módulo de expansão para o Reino Unido. A terceira fase oferece 8 sessões de mentoria em grupo incentivando a interação, discussões e troca de conhecimento e experiências. Os participantes serão organizados por setor, nível de maturidade e interesses. A última fase inclui acesso ao uGlobally Hub – uma plataforma de aprendizado online com aulas exclusivas, programas personalizados, ferramentas e soluções para startups em qualquer fase de maturidade traçarem seus caminhos para o mercado externo.