A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforçou o seu compromisso com a assistência em saúde mental no município entregando a sede do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) requalificada. A reinauguração do prédio, nesta quinta-feira (18), foi uma celebração pelo Dia da Luta Antimanicomial.
“Estou muito feliz por entregar mais um equipamento público completamente reformado, especialmente, por ser uma unidade que trabalha pela inclusão e pela ressocialização de seus pacientes, e num dia emblemático e que é marco de uma luta. Agora usuários e profissionais têm um espaço adequado às necessidades dos serviços e que ainda é acolhedor. Sem dúvida, o CAPS AD de Juazeiro, agora, tem uma estrutura que serve de referência para toda a região”, declarou a prefeita Suzana Ramos.
As obras foram planejadas para readequar o espaço para o funcionamento do acolhimento noturno dos pacientes, que estava suspenso desde a gestão passada. A reforma permitiu a requalificação da fachada da unidade, que ganhou uma varanda coberta e ainda foram instalados: um refeitório completo com cozinha, mais salas, dormitórios e um espaço de convivência.
O espaço de convivência foi a benfeitoria que mais agradou Geneildo Nascimento paciente do CAPS AD há sete anos. “Ficou tudo ótimo, gostei muito do espaço de convivência onde temos as palestras e as atividades em grupo. Só tenho a agradecer ao pessoal da CAPS e prefeitura por tantas melhorias”, disse.
Dia Nacional de Luta Antimanicomial
O secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones, destacou a celebração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial com a entrega da unidade. “É um gesto muito simbólico que a gestão faz em apoio a essa luta pela ressocialização de pacientes que passaram tanto tempo institucionalizados, nas unidades conhecidas como manicômios. Queremos que nossos pacientes tenham o apoio e a assistência multidisciplinar que necessitam”, destacou Allan Jones.
Sobre o CAPS AD
O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) atende, por demanda espontânea, pessoas em sofrimento grave e persistente, decorrente do uso abusivo de substâncias psicoativas. Atualmente, possui 1.800 pacientes ativos no serviço que são assistidos por uma equipe multiprofissional que oferece atendimentos ambulatoriais, grupos terapêuticos, visitas domiciliares e, após a requalificação da infraestrutura física do prédio, o acolhimento noturno.
Mais entrega na saúde de Juazeiro
No próximo dia 01 de junho a prefeitura vai entregar a Unidade Básica de Saúde da Penha, no Jardim Vitória, totalmente reformada.