Para estimular atividades turísticas na área cultural, no Centro Histórico de Salvador, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) está entre as instituições públicas que apoiam a Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O evento acontece desta quarta-feira (17) até domingo (21), na Fundação Casa de Jorge Amado e outros espaços do sítio arquitetônico, de forma presencial e on-line, envolvendo adultos e crianças. Este ano, a feira homenageia o escritor Graciliano Ramos.
Na programação, lançamentos de livros, oficinas, exposições, teatro, artesanato, debates e gastronomia, além de atrações musicais, como a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e os cantores Jau e Margareth Menezes. O acesso é gratuito. A relação completa das atividades está disponível no site www.flipelo.com.br.
Para o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, “é um orgulho ter essa parceria com a Flipelô, um evento transversal que tem reflexos na arte, no turismo e negócios, sendo o período que registra o maior número de visitantes em espaços culturais do Pelourinho”.
Quem estiver participando da feira também poderá conhecer o projeto Capoeira do Forte, desenvolvido pela Setur-BA e pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. A contemplação do pôr do sol na Baía de Todos-os-Santos e apresentações gratuitas de capoeira e samba de roda fazem parte da programação. Informações sobre outros atrativos na região são oferecidas no Posto de Atendimento ao Turista (SAT), que funciona no Terreiro de Jesus.