Pré-candidato a deputado federal, Targino Gondim (Republicanos) participou ontem (03) da 69ª edição da Festa dos Vaqueiros, em Curaça. O evento, que é realizado pela Prefeitura local, com apoio das entidades culturais e religiosas, teve início no último dia 02. A festa contou com o tradicional encontro dos vaqueiros na Fazenda Saudade, do Forró da espora, na AVATEC, missa dos vaqueiros e grandes shows.
“Nossa presença neste evento é para prestigiar esta importante tradição cultural nordestina. Além de trazer turistas á cidade, a Festa dos Vaqueiros de Curaça aquece a economia local. E a figura do vaqueiro tem uma importância histórica cultural e econômica nesta região. Vivemos momentos de tristeza e dor com a pandemia e as festas populares do Nordeste ficaram muito prejudicadas. Chegou o momento de voltar a celebrar a força e a resistência do sertanejo”, disse Gondim.
Já o prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira (PSC), afirmou que “desde o primeiro dia do nosso mandato deixamos claro que essa festa, que já está gravada no coração dos curaçaenses, seria prestigiada e devolvida aos vaqueiros e ao povo, o que concretizamos. Esse resgate cultural era necessário e neste final de semana entregamos chave da cidade aos vaqueiros, prestigiando essa categoria de homens e mulheres, colocando-os no lugar que eles merecem, que é no pódio”, celebrou.
No último dia 2 ocorreu um café da manhã com os vaqueiros na Fazenda Saudade, apresentações de atrações culturais e uma homenagem ao radialista José Maria Silva (in memoriam), através da Rádio da Grande Rio AM. À tarde, benção dos Padres aos vaqueiros, desfile com os “heróis da caatinga” pelas ruas, entrega da chave da cidade aos homenageados, atividades culturais na AVAPEC e shows nos dois circuitos montados para as comemorações.
No domingo, logo pela manhã, café da manhã na AVAPEC, desfile em direção ao Teatro Raul Coelho, onde foi realizada a tradicional missa em homenagem aos Vaqueiros, devotos de São Benedito e Nossa Senhora. E houve entrega de brindes a todos os encourados.