Centenas de moradores da região da Avenida Vasco da Gama e do bairro da Federação estiveram nesta quinta-feira (20), na Feira de Saúde e Cidadania realizada no Centro Social Urbano do bairro, em Salvador. A ação do equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) atendeu mais de 500 pessoas, com apoio do Instituto Amarelo.
A população teve acesso a várias atividades voltadas para a saúde, como ultrassonografia da mama, testagem rápida de HIV, atendimento nutricional, agendamento de consultas, além de aferição da pressão, aferição de glicemia e massagem estética.
Para a moradora do bairro, Ana Lúcia Bonfim, a ação foi muito importante porque ela conseguiu atendimento com oftalmologista e angiologista. “Consegui fazer os meus atendimentos e, ainda por cima, marcar uma mamografia. A estrutura da feira muito boa, o atendimento das meninas foi ótimo e maravilhoso. Ainda consegui fazer uma massagem nos pés’, disse a moradora, que também retornará ao CSU em novembro para realizar um curso de cuidadora de idosos.
Foram oferecidos serviços de cidadania como emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, Procon-BA, emissão de CPF, Certidão de Casamento e Certidão de Nascimento. Assuntos relacionados à justiça também foram ofertados.
“Hoje nós tivemos um atendimento voltado a saúde e cidadania com grande adesão da população. Fizemos uma série de atendimentos, a nossa avaliação é extremamente positiva. Vamos continuar promovendo essas ações pelos Centro Sociais Urbanos”, afirmou Glayce Albernaz, coordenadora dos CSU’s.
A ação fez parte da campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar a respeito da prevenção do câncer de mama. A atuação dos Centros Sociais Urbanos, através de Feiras de Saúde, tem enfoque primordial no comprometimento do direito à saúde, proporcionando acesso a atendimentos socioeducativos também.