Com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a solenidade de formalização do contrato de subconcessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 3, no município baiano de Tanhaçu. O ato formaliza a concessão à empresa Bahia Mineração S.A (Bamin) da administração do trecho de 537 km entre Ilhéus e Caetité. O contrato foi assinado pela A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Valec e Bamin.
Em abril deste ano, a Bamin foi vencedora do leilão da Fiol e ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma subconcessão que vai durar 35 anos, totalizando R$ 5,41 bilhões de investimentos (Capex) e R$ 13,37 bilhões de custos operacionais (Opex).
A Fiol 1 visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.
A expectativa é de que a Fiol 1 comece a operar em 2026, já transportando 18,4 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité.
Mais trechos
A ANTT e o Governo Federal também trabalham nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO). Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.
“Temos que destacar essa integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias, rodoviárias, que elevam as condições logísticas do país, potencializando o transporte multimodal”, ressalta o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.