Planejamento é formado por um pacote de ações que deve ser implementadas em nove municípios
A cidade de Camaçari sediou nesta terça-feira, 5, em Guarajuba, o lançamento do plano estratégico ‘Viva Turismo Bahia’, visando a retomada do turismo na Costa dos Coqueiros.
O planejamento é formado por um pacote de ações que deve ser implementadas nos nove municípios inscritos no mapa do turismo brasileiro, sendo Camaçari o maior entre os contemplados.
Durante o evento, foram apresentadas expectativas para o aquecimento do setor nos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila, Pojuca, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Cardeal da Silva, a partir da geração de emprego e renda, investimentos em segurança e comunicação, melhorias em infraestrutura e capacitação de mão de obra local.
Prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo sugeriu a inclusão de um calendário turístico no plando do governo do estado. A ideia do gestor municipal seria que, em datas específicas do ano, “cada município promova um evento forte para atrair turistas para a sua região”.
“Dentro daquilo que pudemos fazer de infraestrutura, mesmo com a queda da receita, fizemos. A limpeza das ruas, a manutenção da iluminação pública, e a partir de agora, vamos colocar em prática as requalificações dos mercados de Monte Gordo e Barra do Pojuca, e a revitalização de Itacimirim e Guarajuba”, completou Elinaldo.
Já a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, celebrou o momento em prol da retomada do turismo na região. A titular da pasta também comentou sobre o empenho de Elinaldo no impulsionamento da atividade turística na cidade, e completou afirmando que “é com o turismo que Camaçari vai recuperar sua economia”.
No período da tarde, o cronograma do evento ofereceu aos gestores públicos da Costa dos Coqueiros, palestras sobre os temas ‘Gestão pública do Turismo’ e ‘Instrumentos de Gestão e Políticas de Turismo’.
Estiveram no evento de lançamento do plano turístico para a Costa dos Coqueiros, secretários municipais e vereadores de Camaçari; prefeitos das cidades contempladas; representantes das secretarias de Turismo dos municípios participantes; além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o grupamento de salva-vidas da costa do município.