Inicialmente, projeto pretende castrar 96 animais
O Centro Universitário Ages, através do Hospital Veterinário Vidam, firmou parceria com a Prefeitura de Paripiranga para a castração de cães e gatos em situação de rua. O projeto visa o controle populacional destes animais e, consequentemente, evitar que fiquem na rua sendo vítimas de maus tratos, sede, fome e que transmitam doenças ou que adoeçam.
De acordo com o médico veterinário Allan Rezende, professor da Ages, o projeto “Assistencialismo aos animais errantes de Paripiranga-BA”, através da Ages, conta com mão de obra veterinária e a estrutura da clínica Vidam. Já a Prefeitura contribuirá com os insumos clínico e cirúrgico; além de um espaço de triagem e pós-cirúrgico que foi implantado no povoado Capivara, Zona Rural do município.
“O objetivo é castrar 96 animais, entre cães e gatos até o final de julho. As cirurgias serão realizadas no hospital veterinário da Ages e a Prefeitura realiza a triagem, pós-operatório e campanhas de adoção no Centro de Recuperação de Animais”, informou o veterinário, acrescentando ainda que, em média, são castrados cerca de dois animais por dia.
Por que castrar?
Rezende explica que a castração é um tipo de procedimento cirúrgico feito em cães e gatos, com o objetivo de controle populacional dos mesmos. Ele frisou que a castração deve ser vista não apenas do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde pública, pois existem muitas doenças que transmitidas de animais para humanos.
“Ressalto a importância dessa parceria, pois é necessário que exista um local adequado para realização do procedimento, bem como cuidados pós-cirúrgicos, pois a importância da castração também está relacionada ao controle populacional, reduzindo a mortalidade e as causas de sofrimento, além da prevenção de uma série de doenças”, ressaltou.