Durante lançamento da estratégia, prefeito garantiu encontrar recursos para propostas elencadas e lembrou que município deve fechar ano ‘no azul’
Apesar da situação financeira mais difícil este ano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, considera viável aplicar os R$ 4,9 bilhões previstos no Plano Estratégico 2021-2024. Durante o lançamento do documento, na manhã desta quinta-feira (11), o gestor disse à imprensa que boa parte dos recursos estão assegurados e o restante ‘vamos captar ao longo dos anos’.
O prefeito reiterou que durante 2021 houve aumento de despesas em razão do combate ao novo coronavírus. “Mantivemos os projetos sociais e os programas sociais no auge da pandemia. Efetivamente muitos recursos foram investidos.” Mas a ajuda de governos federal e estadual, de acordo com o prefeito, não foram equivalentes aos aportes do ano passado. “É fato. As finanças públicas no ano de 2021 foram sacrificadas”.
Por outro lado, mesmo com o aperto fiscal, Bruno Reis observa que a prefeitura vai fechar as contas este ano. “O que eu posso assegurar é que vamos fechar este ano com as contas ajustadas, equilibradas, no azul. Ou seja, honrando todos os nossos compromissos, com nossos servidores e fornecedores.”