Equipes distribuíram materiais informativos com foco na garantia dos direitos humanos e combate às violações
Para integrar a agenda comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos levou, neste domingo (25), para o município de Cachoeira, a ação de mobilização da campanha “Respeito é nosso direito – Independência da Bahia”, que visa combater as violações de direitos humanos em eventos populares do estado. O secretário da pasta, Felipe Freitas, marcou presença no ato.
A mobilização ocorreu durante a cerimônia de transferência da sede do Governo do Estado para o município, na Praça da Aclamação, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, da prefeita Eliana Gonçalves, do corpo de secretariado do governo estadual e demais autoridades locais. A tradição marca o início das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia (2 de Julho), que já somam 201 anos de história.
“Cachoeira é escolhida como cidade sede pela sua importância nas batalhas, lutas e conquista da liberdade. O 25 de junho é um marco histórico para toda a Bahia e o Brasil. Neste dia, em que toda a cidade se volta para as comemorações, a SJDH traz a ação estratégica de ações e mobilizações em grandes eventos para garantir uma festa com direitos e respeito à todas as pessoas”, disse Felipe Freitas.
A iniciativa da SJDH, como uma das estratégias do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, esteve com equipes volantes em Cachoeira, distrubuindo material informativo e de sensibilização; e alertando moradores e turistas sobre a importância de combater e denunciar possíveis casos de violações de direitos contra as diversas populações vulneráveis, a exemplo de pessoas idosas, com deficiência, o público LGBTQIAPN+; consumidores; crianças e adolescentes; e vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas. Além disso, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA/SJDH) fiscalizou, até o o início da tarde de hoje, 33 estabelecimentos comerciais para assegurar os direitos dos consumidores.
“A ação objetivou promover a educação e cultura em Direitos Humanos, além de informar ao público em geral sobre a rede de proteção nos casos de violações de direitos. A mobilização focou na abordagem e distribuição de materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças e insumos de prevenção a IST para adultos. A ideia é que esta experiência seja replicada em outros eventos populares da Bahia”, esclareceu a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Trícia Calmon.
Lançamento da FLICA
Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues lançou, oficialmente, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), na Fundação Hansen Bahia – Museu Galeria. Neste ano, a edição da FLICA apresenta diálogos sobre a Literatura Brasileira e Internacional, especialmente com abordagens para o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano, provocando debates e reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade e economia criativa/solidária.
As equipes da SJDH também realizaram mobilização nas intermediações da sede da FLICA. Cartazes, panfletos, praguinhas e ventarolas foram entregues a moradores, turistas, comerciantes, crianças, adolescentes, entre outros públicos.