Dando continuidade às mobilizações alusivas ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH realiza, de 18 a 20 de maio, ações lúdicas e informativas em escolas da região do bairro de Tancredo Neves/Beiru, em Salvador. A ação é direcionada aos estudantes, familiares e à comunidade de modo geral, e será realizada às 14h.
A atividade, em parceria com o Centro de Integração Familiar – CEIFAR e o Conselho Tutelar XIII, contará com apresentação do grupo teatral de jovens do bairro de Arenoso e rodas de conversa sobre o tema, alertando e convidando alunos e comunidade a abraçar e divulgar os materiais informativos da campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, que objetiva combater e denunciar casos de violência sexual. Participam da ação alunos das Escolas Municipais do Beiru e 22 de Abril e dos Colégios Estaduais Heitor Vila Lobos e Francisco da Conceição Menezes.
Mobilização do 18 de Maio
O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de Maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento na luta pelo fim da violência sexual.
A data é em alusão ao “Caso Araceli”. Em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. Agora em 2023, o crime completa 50 anos, e ações no país inteiro são realizadas para chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos sobre a urgência de combater essas violências e proteger crianças e adolescentes.