Festival iniciou nessa quinta-feira (20) e segue até domingo (23), em Ilhéus
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa do Chocolat Bahia 2023, maior festival de chocolate e cacau da América Latina. Durante a feira, que tem o objetivo de promover produtos de origem e impulsionar os negócios da cacauicultura no país, a SDE participará da mesa ‘Trajetória de atuação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na Bahia e casos de sucesso’.
O Chocolat Bahia foi aberto oficialmente nessa quinta-feira (20) e segue até domingo (23). O secretário da SDE, Angelo Almeida, participou da solenidade ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. “É uma grande satisfação participar desse festival, que tem um papel significativo na economia de Ilhéus e região, promovendo o turismo, valorizando a cultura local do cacau e chocolate, estimulando o comércio e a criação de empregos temporários. É um evento importante que impulsiona vários setores econômicos”, destacou o gestor.
Almeida também ressaltou a importância das discussões que acontecem durante o evento. “Aqui está acontecendo o Fórum Anual do Cacau, que discute o adensamento da cadeia produtiva, visando soluções para a construção de um setor mais próspero e sustentável. Também acontecerão diversas mesas temáticas com debates pertinentes ao setor”, disse. No sábado (22), às 15h, o diretor de Comércio e Serviços e Oportunidades de Negócios da SDE, José Carlos Oliveira, irá participar de uma mesa temática sobre o PEIEX.
Sobre o evento
O Chocolat Festival está em sua 30° edição, 14 delas em Ilhéus, na Bahia. Em sua fala durante a solenidade de abertura, Marco Lessa, organizador do evento, destacou o potencial da feira. “São mais de 1,2 milhão de visitantes, 350 marcas, 300 expositores e 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos”, pontuou.
Na programação deste ano estão previstas experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops e debates sobre temas relevantes do setor. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site bahia.chocolatfestival.com.
Foto_ Mário Marques