Companhia dá sequência a retomada de praças onde operava antes da pandemia
A partir de 21 de dezembro, Salvador será a única cidade do Nordeste e a segunda do país, ao lado de São Paulo, a operar voos da Air Europa. A companhia recuperou 21 das 23 cidades onde atuava no continente americano antes da pandemia e a expectativa é de que a retomada em Fortaleza e Recife aconteça em 2023.
“Temos uma expectativa muito grande e escolhemos Salvador por causa da conectividade que temos, pela história que a Europa tem com Salvador. Foi o primeiro destino a operar na América Latina e, por isso, tem uma histórica muito forte dentro da companhia”, explica Diego Garcia, diretor da Air Europa para as Américas.
Apesar do potencial turístico, a Salvador ainda está longe de ser o principal destino de estrangeiros no Brasil. Segundo Garcia, é preciso investir na divulgação dos atrativos da cidade.
“A Bahia tem cultura, gastronomia e praia. Três pilares que os europeus buscam e se diferenciam como patrimônio mais do que no Caribe, por exemplo, inclusive por causa das raízes que os europeus têm aqui. Então, como destino tem tudo, falta comunicação com o exterior”, pondera.
A rota direta entre Salvador e Madri contará com dois voos semanais, às quartas e sextas-feiras, com saída às 22h55 e previsão de pouso às 11h25. No retorno, o voo deixa a capital espanhola às 15h25 e chega aqui às 20h30.
Os voos permitem uma rápida conexão da capital espanhola para diversos destinos europeus, como Barcelona, Porto, Lisboa, Vigo, Zurique, Paris, Frankfurt, Munique, Roma e Milão, entre outros.
Nova frota de aeronaves
Os planos de retomada da companhia aérea espanhola foram possíveis não apenas em virtude do arrefecimento da pandemia. A Air Europa superou os atrasos dos fornecedores para entrega de novas aeronaves e qualificou a sua frota.
Os voos entre Salvador e Madri serão operados no Boeing 787 Dreamliner, equipamento mais moderno da rota e um dos mais eficientes do mercado, com capacidade para 296 poltronas, nas categorias Econony e Premium. O valor, em média, do tíquete no setor econômico custa R$ 4.200 por trecho. Por mais R$ 1.300, o passageiro pode migrar para a classe mais luxuosa, onde os assentos são inclusive reclináveis.
O novo modelo de aeronave traz maior conforto aos passageiros, com serviço wi-fi em diferentes opções, de acordo com o volume de navegação, streaming e também entretenimento audiovisual a bordo das aeronaves da empresa espanhola.
Os bilhetes já estão sendo comercializados há um mês e meio e as vendas demonstram o potencial da rota saindo de Salvador.
“Já temos 55% de ocupação dos voos de dezembro e 40% de ocupação em janeiro. Estamos muito contentes com a decisão que tomamos e creio que seja a correta”, explica Garcia.
Conferência Internacional
A retomada do voo entre Salvador e Madri será uma das novidades apresentadas pela Air Europa na CAPA Latin América Aviation & LCCs Summit, conferência internacional de aviação que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26, no Centro de Convenções, em Salvador.
O evento inédito no Brasil reúne representantes de companhias aéreas de todo o mundo para discutir tendências e desafios do mercado e, claro, possibilitar o fechamento de negócios da indústria da aviação.
“Nossa intenção é começar a falar dessas futuras operações, até porque temos acordos com outras grandes companhias aéreas, como a Gol, de distribuição de voos da Bahia para outros estados do Brasil. É um momento de reafirmar nosso compromisso com a Bahia”, finaliza Garcia.