Dois casos da Doença de Creutzfeld-Jakob (DCJ), mais conhecida como doença da vaca louca, foram registrados esse mês em Salvador, informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Bahia) foi informado dos dois casos no último dia 6. Os dois pacientes estão hospitalizados.
Nesse ano, já são cinco casos da doença no estado, todos em moradores de Salvador. Destes, dois seguem internados, dois morreram e um ainda está em fase de investigação pela Vigilância Epidemiológica.
Em 2021, foram confirmados três casos na Bahia – um em Salvador, um em Simões Filho e outro em Serrolândia. Desses, dois morreram e o terceiro caso ainda está em investigação.
A doença da vaca louca tem como sintomas perda de memória, dificuldade para falar e pensar, perda de capacidade de fazer movimentos coordenados, tremores, visão turna, insônia, entre outros. É uma doença relativamente rara entre pessoas. A contaminação acontece com consumo de carne contaminada.