Apesar do avanço dos indicadores no estado, o líder do governo na Alba cobra o município de Salvador
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), declarou, nesta sexta-feira, 16, que o avanço nos indicadores de educação no Estado “já era esperado” por conta do “forte trabalho que o governo fez na área nos últimos anos”.
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Segundo o parlamentar, as gestões do PT, dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa, elevaram, na média, 102% o Ideb para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio.
O deputado comemorou o resultado, mas disse que ficou “negativamente surpreso” com o desempenho de Salvador no levantamento. “Salvador está andando na contramão da Bahia”, afirmou o deputado ao apontar uma queda de 5,6, em 2019, para 5,4, em 2021, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
“É preciso que a Prefeitura acompanhe o ritmo do Estado, expandindo a rede, melhorando a infraestrutura, qualificando o professor, para que os resultados apareçam. Da forma como está, hoje, Salvador corre o risco de ficar para trás, porque a Bahia segue investindo forte na Educação”, completou.