Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (21), entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Prefeitura Municipal de Prado, tratou sobre ações emergenciais do Governo do Estado para a localidade, que foi fortemente atingida pelo chuvas no último final de semana.
Presente na reunião, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, determinou que a equipe de Assistência Social do órgão atue em parceria com o município, identificando demandas e as necessidades urgentes da população. Atualmente, Prado tem 11 famílias desabrigadas e outras sete desalojadas.
“É preciso um levantamento rápido da situação, para que a gente possa garantir o acolhimento dessas famílias. Garantindo direitos humanos, cidadania e dignidade de cada uma dessas pessoas”, explicou Martins.
No encontro, o prefeito municipal ainda foi orientado a decretar situação de emergência e requerer ajuda humanitária à Sudec, que poderá disponibilizar cestas básicas, colchões, roupas de cama, dentre outros itens de extrema necessidade, conforme explicou o coronel Carlos Miguel Filho, Diretor Superintendente da Sudec, ao tempo em que garantiu enviar uma equipe técnica ao município.
Ao final da reunião, o Prefeito Gilvan da Silva agradeceu o pronto atendimento do governo do Estado e reafirmou que a situação requer uma ação conjunta entre Prefeitura e Governo.
“Uma ponte caiu, ruas foram alagadas e há outros pontos de alerta no município. Encontrar as portas do governo do Estado aberta para o nosso povo é um acalento para nós. Sei que juntos vamos conseguir reverter os estragos e, acima de tudo, acolher as pessoas em vulnerabilidade”, disse ele.