As propostas para o Termo de Cooperação, que será assinado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram discutidas em uma reunião online, realizada nesta quinta-feira (7). A reunião teve o objetivo de discutir a implementação de um espaço de referência para a formação, pesquisa e inovação na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
A parceria entre as instituições ocorre através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB), da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), com sede em Madri, e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
As ações fazem parte do projeto “Espaço Regional de Referência em Tecnologia Assistiva (ERTAA) da UFRB” e visam propor cursos de capacitação para professores, estudantes e profissionais sobre a importância da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos.
A proposta prevê ainda a criação de cursos para estimular o turismo inclusivo e patrimônios históricos. A previsão é de que o Termo de Cooperação seja assinado em novembro.