Diversos produtos da agricultura familiar, artesanatos, itens sustentáveis para o autocuidado como óleos e essências, foram comercializados em frente ao prédio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), nesta sexta-feira (21), na tradicional Feira Agroecológica, que este ano teve como tema “Não deixe ninguém para trás”.
A ação, que fez parte da celebração da Semana Mundial da Alimentação, é uma iniciativa da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, e contou com mais de 30 expositores e parceiros da região metropolitana e do interior da Bahia.
“Não existe direito humano mais importante para o cidadão do que o direito à alimentação. A nossa feira, em comemoração a Semana Mundial da Alimentação, fortalece a agricultura familiar na Bahia, de modo que esse é o estado com o maior número de agricultores familiares do país”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.
Em sua fala, Martins também comentou sobre o aumento do índice da fome no Brasil atualmente.
“Depois de 15 anos de políticas efetivas direcionadas para a segurança alimentar, que tirou o Brasil do mapa da fome, infelizmente, a partir de 2016, nós voltamos para esse mapa. Mais de 33 milhões de brasileiros estão com insegurança alimentar grave, e é preciso mudar esse quadro o mais rápido possível”, afirmou.
Além de incentivar a agricultura familiar e o consumo de alimentos saudáveis, a ação chama a atenção para a Campanha do Outubro Rosa, que atua no combate e prevenção ao câncer de mama.
“A feira faz a união perfeita do campo e da cidade de forma sustentável, porque aqui estão alimentos produzidos pela agricultura familiar e com qualidade. Essa produção de alimentos está diretamente vinculada à inclusão social por meio da garantia de renda e segurança alimentar. E neste mês de combate ao câncer de mama, também é muito importante falarmos sobre alimentação saudável”, explicou a superintendente de inclusão e segurança alimentar da SJDHDS, Rose Pondé.
Na oportunidade, o público compreendeu um pouco da vivência dos agricultores familiares e ainda adquiriram alimentos saudáveis. Joseldo Hermano, agricultor familiar de Caldas de Cipó, falou sobre o seu sentimento em poder vender seus produtos na feira.
“Essa feira é muito importante para nós que vivemos da agricultura familiar. Eu que vim de longe, estar aqui hoje, comercializando meus produtos, é um privilégio muito grande, muito gratificante”, declarou.
Durante o evento ainda houve uma apresentação musical do Coral Canto da Terra, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).