Diversos órgãos e secretarias também participam da iniciativa que vai oferecer serviços para celebrar o mês da Mulher
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) e o Centro de Promoção dos Direitos (CPDD), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos(SJDH), participam da Feira da Saúde Mais Perto, que será iniciada nesta quarta-feira (8), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ação segue até sábado (11) e é promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Diversos órgãos e secretarias participam da iniciativa que vai oferecer serviços para celebrar o mês da Mulher.
O Procon-BA vai disponibilizar o atendimento ao público com orientações e registros de reclamações de consumidores e consumidoras, no SAC Móvel, com o objetivo de promover cidadania por meio da educação, defesa e proteção ao consumidor.
Já o Centro de Promoção dos Direitos CPDD – LGBT realiza ações educativas e preventivas com a distribuição de preservativos, testagem rápida e atendimento/serviço para retificação de prenome e gênero. Em 2022, o Estado da Bahia registrou um aumento de 67% no número de pessoas que fizeram esse tipo de retificação em cartório, sem necessidade de procedimento judicial ou de cirurgia para redesignação sexual, tendo o apoio do núcleo jurídico da CPDD.
Essas ações que serão levadas à Feira da Saúde , já acontecem no Casarão da diversidade, que fica na Rua do Tijolo, 8, no Centro de Salvador.
As pessoas que pretendem ter acesso à Feira, precisam apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência, além do uso de máscara.
De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, a participação da SJDH na Feira de Saúde visa promover a Justiça Social no Estado da Bahia e fortalecer as ações que possam garantir os direitos das mulheres.