A primeira entidade de classe de servidores públicos no Brasil é baiana e completa 104 anos, em agosto. Uma sessão especial na Câmara Municipal da Cidade de Salvador marca o aniversário da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia – AFPEB. O evento acontece nesta segunda-feira, 15 de agosto, às 18 horas. A entidade pioneira foi fundada em 20 de agosto de 1918.
Sediada na Rua Carlos Gomes, no Centro de Salvador, funciona no mesmo prédio histórico, desde 1954. “Comemorar a longevidade desta entidade é também celebrar a história do funcionalismo público do nosso país. Uma história de luta em prol do reconhecimento e da valorização de todos aqueles que trabalham diuturnamente em âmbito público”, afirma o presidente da AFPEB, Carlos Kruschewsky.
A Associação reúne servidores municipais, estaduais e federais, que atuam em todo o Estado da Bahia, incluindo também os que exercem cargos comissionados e Reda. O presidente da entidade comenta que nem tudo é motivo de comemoração, pois os servidores públicos estadual da Bahia amargam uma defasagem salarial de seis anos.
“Já tivemos mais de 40% de perdas no período. Lamentavelmente, os servidores estão em uma situação muito complicada, sem ter como acompanhar a inflação de serviços essenciais para a sobrevivência”, afirma. Há sete anos consecutivos, a data base da categoria na Bahia, que deveria ocorrer em janeiro, é descumprida pelo Governo.
Muitos servidores ganham abaixo do salário mínimo. A AFPEB segue em conjunto com entidades de segmentos específicos de trabalhadores públicos, na luta em defesa dos direitos dos servidores. “Queremos recomposição salarial, a atualização de valores de diárias de viagens e auxílio alimentação. A situação da classe é dramática”, afirma Carlos Kruschewsky.
Em sua sede administrativa, a AFPEB oferece aos seus associados uma gama de serviços. Lá eles contam com ambulatório médico em diversas especialidades; consultórios odontológicos; sala de fisioterapia, entre outros serviços. Há também o Centro de Apoio à Melhor Idade (CAMI), com atividades visando qualidade de vida na aposentadoria. A sede social da entidade fica localizada em Lauro de Freitas. O clube da AFPEB é um dos maiores e mais completos da Bahia, é um amplo complexo esportivo, social e de lazer.
A associação também presta assessoria jurídica, que já gerou grandes defesas para a classe. “As ações sempre objetivam assegurar, manter ou reivindicar direitos adquiridos ou garantir benefícios que têm sido persistentemente negados aos servidores públicos baianos”, afirma o presidente Carlos Kruschewsky.