FEIRA DA MULHER 2023
Além dos serviços de estética: salão de beleza, manicure, cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelha, espaço da criança, shopping da mulher e massagem modeladora, também foram ofertados serviços de saúde: mamografia, preventivo, teste glicêmico, teste rápido para doenças infectocontagiosas, vacinas e consultas cardiológicas.
Na orla marítima da cidade foi montada uma grande estrutura com salas, stands e auditório, onde aconteceram palestras sobre temas importantes: violência de gênero, empoderamento, empreendedorismo, mercado de trabalho e autoestima.
E, para rechear e render mais homenagens, também não faltou música boa. No palco, montado na Feira da Mulher, se apresentaram as cantoras Izabel Nogueira, Adna Gabriela, Tainá Cristina e Kelly Cristina. Toda essa programação especial da Feira da Mulher, também contou com outros shows, dessa vez, no período da noite, nos dias 17 e 18, sexta e sábado, respectivamente. Subiram ao palco: Silvanno Salles, Denize Martins; Mari Glayse e Carla Cristina, encerrando essa grande festa em homenagem as mulheres.
Além da Feira, outra importante iniciativa realizada pela Prefeitura de São Francisco do Conde neste mês da mulher, foi o encontro promovido com as mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro do Caípe, que contou palestra, dinâmicas em grupo, sorteios de brindes e coffee break.
Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), deu início à campanha de conscientização de enfrentamento à violência contra a mulher. Com tema: “Isso não é amor. É abuso!”, as equipes do Centro promoveram um bate-papo com as mulheres que aguardavam atendimento na Unidade de Saúde da Família, do bairro do Colmonte.
AÇÕES PERMANENTES
A Prefeitura de São Francisco do Conde investe na promoção da saúde, bem-estar e outras ações voltadas à proteção das mulheres, não somente no mês de março, mas durante todo o ano, a exemplo do Projeto Marias na Construção, ação em parceria com o SENAI, por meio do Projeto Acelera São Francisco do Conde – o maior projeto de qualificação da história de São Francisco do Conde, que oferece educação profissional gratuita e de qualidade para os franciscanos, tendo em vista, sobretudo, a inserção, recolocação ou permanência no mercado de trabalho, aprimorando os conhecimentos em diversas áreas.
O Projeto Marias na Construção visa, sobretudo, desenvolver ações de aperfeiçoamento, qualificação e inserção profissional, por meio de cursos gratuitos voltados, exclusivamente, para o público feminino, na área da construção civil.
Em São Francisco do Conde, diversos órgãos trabalham em prol da garantia dos direitos e bem-estar das mulheres franciscanas, a exemplo do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM Maria Felipa – que atua diretamente para a ruptura de situações de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência. No município também existe a Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM – que promove ações de promoção à saúde da mulher, com consultas e exames em diversas especialidades.
Em 2022, a Prefeitura realizou mais de 5 mil atendimentos nas ações de Promoção à Saúde da Mulher e da Criança, uma iniciativa pioneira que entrou para a história do município, como sendo a ação que mais beneficiou e compreendeu as necessidades de desenvolvimento e saúde da população. Na Orla Marítima foi montada uma grande estrutura, com consultórios e salas de exames, onde foi prestada toda assistência.
Outro órgão, de suma para a garantia dos direitos das mulheres existente no município, é o NUDEAM – Núcleo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, que atende mulheres vítimas de violência doméstica, fazendo inicialmente o acolhimento, atendimento psicossocial e encaminhamentos necessários, O Núcleo, que conta com a parceria da Delegacia de Polícia, está em pleno funcionamento, na 21ª Circunscrição Policial São Francisco do Conde.
Ao longo do ano, diversas reuniões foram realizadas e pautas importantes foram discutidas para o enfrentamento à violência contra a mulher.
Além das rodas de conversa, seminários e palestras, a Prefeitura também realizou oficinas e homenagens as mulheres franciscanas, como a que aconteceu no ano passado, em comemoração ao Dia das Mães, que contou com uma programação especial, entre palestras, shows e sorteios de brindes, que foram realizados no Centro e nos bairros da cidade.