O deputado federal Paulo Azi (Democratas) lamentou nesta sexta-feira (17) o atraso nos salários dos médicos que atuam no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, e cobrou uma posição urgente do governador Rui Costa (PT) para o caso. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), os atrasos por parte do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), que gerencia a unidade de saúde, são desde outubro.
“É um caso grave e que precisa de uma posição urgente do governador. Nós lamentamos essa situação, que demonstra um total desrespeito e desvalorização por parte do governo do PT ao trabalho dos médicos que se dedicam diariamente a cuidar das pessoas de Alagoinhas e da região. É necessário que uma resposta rápida seja dada pelo governador, sob pena de prejudicar o trabalho dos profissionais e o atendimento à população”, afirmou Azi.
Segundo o Sindimed, os médicos decidiram em assembleia dar um prazo de 48h para a quitação da dívida. Como isso não aconteceu, os profissionais iniciaram um movimento de restrição de atendimento por tempo indeterminado, até que a situação seja regularizada. São atendidas apenas urgências e emergências e realizadas apenas cirurgias de urgência e emergência.
“Estamos diante de uma situação lamentável que, infelizmente, é recorrente. O governo do PT não valoriza os médicos, que cumprem a nobre missão de cuidar da saúde das pessoas e estão na linha de frente da luta pela vida, especialmente nos tempos recentes de enfrentamento da pandemia da Covid-19”, disse o deputado.