quarta-feira, 2 de julho de 2025
  • Anuncie
  • Contato
  • Expediente
  • Home 4
No Result
View All Result
Política com Dendê
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
No Result
View All Result
Política com Dendê
No Result
View All Result
Home Plantão de Notícias

Operação do BRT inicia gratuitamente nessa sexta-feira (30); veja os detalhes

by Cleberson
setembro 29, 2022
in Plantão de Notícias
0 0
0
Operação do BRT inicia gratuitamente nessa sexta-feira (30); veja os detalhes
0
SHARES
7
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

OutrasNotícias

Microsoft diz que todos os aplicativos afetados por apagão já foram retomados

Plano prevê mais de R$100 mi para ampliação da rede cicloviária

Pelourinho ganhará novos sanitários públicos gratuitos

Transporte funcionará todos os dias, das 9h às 16h

O BRT, novo transporte público de Salvador, começará a circular nessa sexta-feira (30) gratuitamente. A informação foi confirmada nessa quarta pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Na semana passada, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) já tinha anunciado o início dos testes. Mas o que promete o modal? O CORREIO foi conferir e conta os detalhes.

A inauguração será a fase de operação assistida, ou seja, quando é analisada a performance de todos os ônibus, equipamentos inseridos nas estações e equipes de operação. Nesse período, ajustes ainda poderão ser realizados, por isso, o uso do transporte será gratuito.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, a avaliação deve durar um mês, com o percurso realizado pela linha 1 do modal, entre as estações Rodoviária e Pituba, na Rua Anísio Teixeira, s/nº, em frente ao Bompreço do Itaigara. “Neste primeiro momento, o BRT fará o percurso com retorno na Pituba. Os passageiros que estiverem lá serão recolhidos para a Rodoviária e vice-versa. Após o fim dessa fase, o transporte deve seguir até a orla”, detalha o secretário.

O tempo estimado de viagem é de 12 minutos, contando com as paradas pelas estações entre o ponto inicial e final, em uma velocidade média de 26 km/h e máxima de 40 km/h. Em uma estimativa apresentada pelo aplicativo de rotas Waze, o mesmo percurso realizado em horário de pico dura em média 30 minutos – 18 minutos a mais do que no BRT.

Os deslocamentos feitos na fase de operação assistida poderão ser realizados todos os dias, de 9h às 16h. Com base em um estudo feito durante a pandemia, a expectativa inicial é que 50 mil pessoas circulem diariamente pelo modal.

Por enquanto, nenhuma linha de ônibus comum será modificada. “Escolhemos um horário de funcionamento ‘entrepico’ e sem afetar as linhas de ônibus que já existem, justamente para que tenhamos uma demanda menor no BRT, e os testes sejam feitos tranquilamente. O BRT trabalhará como um transporte a mais para as pessoas conhecerem”, destaca Fabrizzio Muller.

Por dentro 
O modal entrará em operação com 24 novos ônibus, sendo oito deles elétricos. Os veículos são climatizados e contam com quatro câmeras de segurança – uma no painel do motorista, outra na janela esquerda do condutor e duas em sua extensão.

Diferente dos ônibus que já circulam na cidade, os automóveis do BRT têm portas dos dois lados, três na direita e duas na esquerda. Duas delas são equipadas com rampas manuais para facilitar a entrada dos passageiros que se deslocam com cadeira de rodas.

Para garantir que o embarque possa acontecer em qualquer lugar, os ônibus possuem o piso mais baixo e ainda contam com um sistema de nivelamento, popularmente conhecido como ajoelhamento. O equipamento aumenta a inclinação do veículo para adaptar a rampa de acesso aos diferentes tamanhos dos meios-fios.

Além de equipamentos para garantir acessibilidade e segurança, o modal inclui um tablet acoplado no painel de direção, com sistema de operação e comunicação para o motorista. Tudo que for acionado ali será recebido pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT.

“Aqui o motorista vai fazer o procedimento de abertura de viagem e todos os outros que ele faria no validador de um ônibus comum, mas sem precisar sair da cadeira. Paralelo a isso, nós temos as questões informativas. O condutor vai ser o comunicador de qualquer anormalidade que ocorrer durante a operação”, explica o supervisor do BRT, Leon Moura.

São considerados anormais: incêndios, falhas de semáforos, bloqueios na pista e falha das portas, por exemplo. Essas e outras ocorrências poderão ser informadas através do tablet e resolvidas pela equipe de CCO do BRT ou da prefeitura.

Estação 
A agilidade esperada pelo BRT começa pela entrada nas estações, um exemplo disso é o sistema de pré-pagamento de passagem instalado em todas elas, segundo o coordenador de fiscalização de transporte da Semob, Rogério Baraúna.

“O pagamento não será mais feito dentro dos ônibus. O passageiro chegará, registrará seu bilhete logo na entrada e depois não precisará se preocupar com nada, ou seja, o embarque e desembarque ficam mais rápidos”, afirma o coordenador de fiscalização.

As estações terão ainda serviço exclusivo de informação sonora e visual, câmeras de segurança e sinal de internet gratuito. Além disso, se for registrada lotação em alguma das paradas, o CCO informará ao motorista e o embarque nelas será priorizado.

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, priorizar o transporte público garantirá maior fluidez do trânsito entre a Avenida Tancredo Neves, Avenida Magalhães Neto e a Rua José Peroba. Somado a isso, a ampliação da passarela existente na primeira região também prevê facilitar o acesso dos pedestres ao “miolo” e possibilitar a implantação de ciclovia na região.

Obras
O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. As obras começaram ainda na gestão do ex-prefeito e atual candidato a governador ACM Neto, em março de 2018.

Além do conjunto de vias que tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara, o sistema de transporte também possui outros dois trechos.

O trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara – Posto dos Namorados). A previsão é que elas sejam entregues no segundo semestre do ano que vem.

Cleberson

Cleberson

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

Quatro detentos serram cela e fogem de presídio em Feira de Santana

Quatro detentos serram cela e fogem de presídio em Feira de Santana

3 anos ago
4
João Leão reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia em 2022

João Leão reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia em 2022

3 anos ago
2

Curta nossa Página

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

No Result
View All Result
  • Confete e Cacete
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Municípios em Destaque

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR

Add New Playlist