Doze adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundac, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram beneficiados com uma ‘Oficina de Barbearia’, oferecida pela instituição. Além de aprender técnicas específicas do ofício, os educandos receberam formação sobre a estrutura capilar e tratamentos de doenças do couro cabeludo, como a dermatite seborreica. A aula inaugural ocorreu ontem, quinta-feira (19), na unidade socioeducativa Irmã Dulce.
Os educandos foram selecionados através de critérios de identificação de aptidão. Na sala de aula, olhos atentos aos estilos de cortes e a ansiedade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Foi nesse cenário de entusiasmo que o instrutor Oliver Rosário conduziu a oficina. O curso tem duração de 72 horas, e deve beneficiar outros educandos. A cerimônia de certificação está prevista para dezembro.
A atividade é uma das várias disponibilizadas pela Fundac para garantir acesso a oportunidades de profissionalização, viabilizando ao adolescente a possibilidade de empreender ou trabalhar em estabelecimentos ligados à beleza e estética, dentre outros segmentos relacionados. “Eu tenho experiência em instrumentalizar educandos com cursos como este que vocês estão tendo acesso. Vi muita gente redirecionar a vida, através de oportunidades como essa. E é isso que quero para vocês”, disse o instrutor aos assistidos.
A coordenação pedagógica da Case – Irmã Dulce foi representada por Ivone Oliveira, que enfatizou a importância do curso profissionalizante para os educandos. “Além de estimular habilidades e competências, o curso desperta o interesse em se tornarem brevemente, empreendedores”, disse. Também esteve presente o coordenador pedagógico da unidade, Paulo Paixão.
Fundac
A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) é o órgão responsável pela gestão da política de atendimento ao adolescente em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado da Bahia. A instituição acolhe adolescentes entre 12 e 21 anos incompletos, realizando o atendimento socioeducativo de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990), e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase (Lei 12.594/2012).
A Fundac foi criada em 1991, através da Lei 6.074, que transformou a antiga Fundação de Assistência a Menores no Estado da Bahia (Fameb). É uma fundação com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Salvador e jurisdição em todo território do Estado, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH.