O material, com cerca de 1kg, foi removido e levado pela Limpurb
Pequenos fragmentos de óleo foram identificados na faixa de areia da praia de Itapuã, em Salvador, no último domingo (18). O material, com cerca de 1kg, foi removido e levado para a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
Em nota enviada ao bahia.ba, a Limpurb afirmou que “as equipes seguem monitorando a situação em todas as praias da capital”. Ainda não há informações sobre a origem do resíduo e se é o mesmo produto que chegou ao Brasil em 2019.
No final do mês de agosto deste ano, também foi registrada a chegada de resíduo oleoso em praias do Nordeste brasileiro. Em comunicado divulgado no último dia 9, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações informou que “a partir das análises de amostras de resíduos de óleo até agora efetuadas, há indicação de que houve um novo evento, cuja hipótese mais provável aponta para um incidente envolvendo petróleo cru, proveniente do descarte de água oleosa lançada ao mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro, em alto mar. Os biomarcadores, ou indicadores de origem, sugerem tratar-se de petróleo produzido no Golfo do México. Tal origem foi estabelecida a partir da análise das amostras coletadas, especificamente, nas praias de Pernambuco (Boa Viagem, Paiva e Quartel) e Bahia (Ondina)”.