Durante toda esta semana, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando várias atividades com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, para celebrar o ’18 de Maio’, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data celebra mobilizações em torno do fechamento de manicômios, e as novas legislações que implantaram a rede de saúde mental num importante movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que hoje, é referência internacional.
Nesta sexta-feira (19) a Sesau através do Núcleo de Saúde Mental vai realizar o projeto ‘Na Rua com o CAPS’, com apresentações musicais, dança, pinturas e um bazar. O evento terá início às 08h, na Praça da Bandeira, localizada na área central da cidade.
O CAPS
É um equipamento voltado para atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias. Nos centros atuam equipes multiprofissionais, que implementam estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação social, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.
Atualmente, o município dispõe de três unidades de atendimento: CAPS II João Martins, localizado na Rua Jequitibá, n° 10, bairro Cajueiro; CAPS AD (Álcool e Drogas), localizado Avenida Eliseu Martins do Nascimento, bairro Novo Encontro; e o CAPS Infanto-Juvenil que fica na Rua Almirante Tamandaré, n° 177, bairro Country Club. São atendidos no CAPS II, 1.548 usuários; 1.800 no CAPS AD III, e 1.665 crianças e adolescentes no CAPS Infanto Juvenil.
“As atividades realizadas durante a semana integram as novas estratégias de cuidados com os pacientes da nossa rede de saúde mental. O dia de luta é um momento de reflexão sobre o antigo modelo que isolavam essas pessoas excluindo-as da sociedade”, explicou a Diretora de Saúde Mental da SESAU, Ana Ires Almeida.
‘Na Rua com o Caps’:
Data: 19 de maio
Local: Praça da Bandeira – Centro. A partir das 08h.
Atividades: música, bazar, dança, pinturas e apresentações musicais.
Programação:
08h – Concentração
09h – Zumba
09h15 – Coral do CAPs
09h30 – Atividade de Integração Caps e Univasf.
10h – Auriculoterapia, meditação e pintura facial.