Referência no ramo de comercialização e cultura gastronômica, o Mercado do Rio Vermelho, apelidado carinhosamente de Ceasinha, realizou um encontro com profissionais da imprensa, para expor as potencialidades durante os festejos juninos. O evento foi promovido, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), órgão responsável pelo mercado, junto aos permissionários locais.
Daniela Lisboa, do restaurante Filhas de Ana, comemorou o encontro e afirmou que a ação ajudou muito os permissionários. “Isso agregará muito valor para a gente. Trará maior visibilidade para o mercado e para os nossos produtos. As pessoas irão enxergar o Mercado do Rio Vermelho e a sua capacidade como ele realmente é”, pontuou.
Para os festejos, as Filhas de Ana têm como principais produtos a pamonha, a canjica, o amendoim cozido e o bolo de aipim, mas comercializam cardápios variados no restaurante. Lisboa completou que “aparecer para a imprensa será um forte aliado para o crescimento das vendas, esperamos melhorar muito a comercialização com essa visibilidade, não só para mim, quanto para todos os comerciantes do mercado”.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou a importância do período comemorativo para o equipamento do estado. “As datas comemorativas já carregam o papel de aquecer a economia e para fortalecer ainda mais o comércio local, pensamos nesse encontro aqui, no Mercado do Rio Vermelho, que tem a expressão da Bahia. O nosso objetivo de promover o potencial produtivo da nossa Ceasinha foi alcançado com sucesso”.
Arraiá da Ceasinha
Integrando o calendário de atividades do São João da Bahia, o Arraiá da Ceasinha tem a finalidade de atrair visitantes e estimular o turismo gastronômico no tradicional centro de compras da capital. O evento é fruto de uma parceria entre a SDE e a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). A programação é gratuita e segue até 2 de julho, de sexta-feira a domingo. Nas sextas e sábados, das 10h às 12h, e aos domingos, das 12h às 14h.
Para qualificar o atendimento aos clientes e preparar o público que trabalha no mercado, a Setur realizou cursos de capacitação para 120 lojistas e funcionários do centro comercial.
“O Mercado do Rio Vermelho tem vocação turística. Por isso, firmamos essa parceria junina com a SDE, para promover a gastronomia diversificada e lojas com produtos genuinamente baianos, que o espaço oferece. Essas características atraem os turistas, que nessa época buscam o São João da Bahia. A expectativa é que 1,5 milhão de visitantes participem da festa no estado”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Sobre o Mercado
O Mercado do Rio Vermelho surgiu como uma feira livre em 1970, transformou-se em Central de Abastecimento do Rio Vermelho, conhecido na época como Ceasinha. Nos dias atuais, é muito mais do que um simples espaço comercial. É um local que abriga memórias, cores, sabores e sonhos. O equipamento conta com 171 boxes ao todo, bares, açougues, peixarias, espaço gastronômico e 240 vagas de estacionamento. Atualmente o equipamento é administrado pela Enashopp, através de concessão.