Dando sequência à retomada das cirurgias eletivas na rede municipal de saúde, o Hospital Regional de Eunápolis promoveu, neste fim de semana, o quinto mutirão dos procedimentos, atendendo cerca de 60 pacientes, que terão mais qualidade de vida após seus problemas de saúde serem solucionados a partir das intervenções. Com esse mutirão, mais de 300 cidadãos já foram beneficiados pelas cirurgias eletivas nos últimos seis meses.
O objetivo do mutirão é diminuir a fila de espera, ocasionada principalmente pela pandemia, período em que as cirurgias eletivas foram suspensas por dois anos. “A gestão municipal retomou a realização dos procedimentos em março deste ano, garantindo humanização e excelência na prestação dos serviços de saúde aos cidadãos”, frisou o secretário de Saúde, David de Sousa.
Os procedimentos consistiram em retirada de útero (histerectomia), remoção de hérnias, esterilização masculina e feminina, além de retirada de vesícula (colecistectomia). “Eu estava esperando pela histerectomia há três anos e agora que consegui estou muito feliz, pois vou me livrar de todo esse mal. Gostaria de agradecer a todos do hospital, que foram excelentes, o atendimento foi ótimo, não tenho nada a reclamar”, frisou a paciente Sandra Rodrigues Teixeira.
Para a prefeita Cordélia Torres (UB), os mutirões de cirurgias eletivas consolidam o sucesso da saúde na rede municipal. “Desde que retomamos os procedimentos, já beneficiamos centenas de pessoas que estavam com a qualidade de vida comprometida devido aos problemas de saúde. Então, esses mutirões demonstram o comprometimento da gestão em intensificar a assistência aos cidadãos, prezando sempre pela humanização, que é a marca da saúde de Eunápolis”.