A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau), levou, nesta terça-feira (25), atendimento odontológico para o Quilombo do Alagadiço. A ação integra a programação do Julho das Pretas, mês voltado ao fortalecimento da ação política e coletiva das mulheres pretas. Participaram da programação, organizada pela Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes, mulheres de vários quilombos do município como Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas.
Dona Gildete dos Santos Oliveira é da comunidade de Barrinha da Conceição e foi em busca do atendimento odontológico para fazer uma extração. “Estou achando ótimo. Queria uma ação dessa toda semana”, disse a quilombola.
Tamires Félix é da comunidade do Rodeadouro e também aguardava o atendimento odontológico, uma das ações do julho das Pretas, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, que ela já participou. “Estou achando uma maravilha, muitas oportunidades. Estive aqui também no domingo no curso de salgados e adorei. Um momento que estimula a renda das mulheres, um momento muito bom, muito agradável”, afirmou.
A representante da comunidade quilombola de Alagadiço, Lígia Flávia, aprovou a programação organizada pela Sedes e voltada para as comunidades. “Isso é uma maravilha. As comunidades precisam dessa atenção. Esses procedimentos vindos até a gente facilitam muito a nossa vida. Os cursos que ocorreram no final de semana fazem a gente ver que o mundo não acabou em um povoado, existe um mundo lá fora muito maior do que a gente pensa. Está todo mundo muito feliz”, frisou.
Julho das Pretas
Durante o Julho das Pretas, a gestão Suzana Ramos, montou uma programação que envolve a conscientização da mulher preta. Desde o início do mês, a Sedes vem realizando ações alusivas à campanha A programação iniciou no dia 2 de julho, com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo Alagadiço, que ocorreu com o apoio da Prefeitura de Juazeiro para a procissão. No sábado e domingo, dias 22 e 23, a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes realizou no Quilombo Alagadiço, cursos gratuitos de empreendedorismo como: fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes.
No dia 28 de julho no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães haverá apresentação da peça teatral “Liberdade raiou, igualdade não!”, de Devilles Sena. Serão duas apresentações, às 10h e 15h. “Pensamos em ações voltadas para estas mulheres que realmente fizessem a diferença na vida delas. Acredito que o nosso objetivo foi atingido”, explicou a supervisora de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES, Lenimary Souza.
Texto: Amanda Franco – Ascom Sedes/PMJ
Fotos: Edinázio Dias