A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), tem realizado ações de valorização e de enfrentamento ao preconceito de mulheres pretas. Durante o Julho das Pretas, a gestão Suzana Ramos, montou uma programação que envolve a conscientização da mulher preta, a exemplo daquelas dos quilombos do município como Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas.
No sábado e domingo, dias 22 e 23, a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes realizou no Quilombo Alagadiço, cursos gratuitos de empreendedorismo como: fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes. “Esta é uma forma de valorização da mulher preta, que ajuda no fortalecimento da renda. Todos os cursos foram muito bem aceitos. O de tranças e turbantes, por exemplo, reforçaram a identidade destas mulheres”, destacou a supervisora de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES, Lenimary Souza.
Mais programação
Desde o início do mês a Sedes vem realizando ações alusivas ao Julho das Pretas. A programação iniciou no dia 2 de julho com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo, que ocorreu com o apoio da Prefeitura de Juazeiro para a procissão.
Nesta terça-feira (25) a Unidade de Atendimento Móvel Odontológica estará na comunidade Alagadiço, a partir das 8h, com atendimento agendado para as mulheres dos quilombos. No dia 28 de julho no auditório do colégio modelo Luís Eduardo Magalhães haverá apresentação da peça teatral “Liberdade raiou, igualdade não!”, de Devilles Sena. Serão duas apresentações, às 10h e 15h.
“A nossa programação segue até o mês de agosto. Também estamos fechando palestras, um torneio que envolve as comunidades quilombolas, e em breve estaremos divulgando mais detalhes”, destacou Lenimary Souza.
Texto: Amanda Franco- Ascom Sedes/ PMJ
Fotos: Edinázio Dias