Governador publicou decreto sobre a ponte Salvador-Itaparica nesta terça-feira no Diário Oficial
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou, nesta terça-feira (13), um decreto autorizando a desapropriação de uma área de 2.965.862,34 m² no município de Vera Cruz, visando a construção da ponte Salvador-Itaparica.
Com o decreto, a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A fica autorizada a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à efetivação da desapropriação dos terrenos.
A concessionária também deve providenciar, utilizando os recursos que tiver, a liquidação e o pagamento das indenizações que são de direito dos atuais proprietários das áreas a serem desapropriadas.
A ponte Salvador-Itaparica é um antigo sonho do governo da Bahia. Parte do imaginário popular pelo menos desde os anos 1960, ela foi anunciada oficialmente como um projeto em 2009, durante o primeiro mandato do governador Jaques Wagner (PT).
Com abertura de processo de manifestação de interesse em 2010, a ponte Salvador-Itaparica só foi contratada em 2019, já durante o segundo mandato de Rui Costa (PT), com um consórcio chinês aparecendo como o único interessado no leilão.
De lá para cá, o início das obras foi adiado por diversas oportunidades. Inicialmente, devido à pandemia de Covid-19 e, depois, em decorrência de uma alteração dos custos previstos para a construção.
Dar a partida nas obras é uma promessa de campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), que tem feito movimentos junto ao governo federal, comandado pelo aliado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para viabilizar financeiramente a construção da Ponte Salvador-Itaparica.
Recentemente, o Banco do Nordeste, que tem 90% de suas ações de propriedade do governo federal, aprovou a concessão de um empréstimo de R$ 3 bilhões ao consórcio chinês, visando o início das obras.