“Se Lula coloca para Xi Jinping que esse é um assunto importante para o Brasil, começamos o processo”, falou
Na China desde o dia 31 do último mês para viabilizar obras no estado e fechar acordos sobre novos investimentos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi entrevistado pelo A TARDE FM nesta terça-feira, 11, durante o programa Isso É Bahia.
Otimista, o governador disse que espera voltar ao Brasil com boas notícias na bagagem. “Eu estou saindo de uma reunião muito importante, dentro do pacote de reuniões importantes. Foi sobre a instalação da indústria [da BYD, no lugar onde foi a unidade da Ford]. Acabamos de ter uma conversa que foi boa”, avaliou.
“Ainda com a BYD, que concorreu, ganhou a licitação e tem contrato para [a construção do] VLT, vamos fazer alguns ajustes, porque logo depois da pandemia, eles exigiram um reequilíbrio [dos custos]”, continua o governador, sobre o entrave para a negociação que envolve aumento do preço de itens e serviços ao longo do tempo.
No entanto, Jerônimo acredita que a vinda de Lula ao país asiático, esta semana, poderá colaborar para destravar as negociações tanto com a BYD quanto com a China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela ponte Salvador-Itaparica que tem a mesma demanda da BYD com relação à revisão de custos.
“Se Lula coloca para Xi Jinping [presidente da China] que esse é um assunto importante para o Brasil, e ele dá ok, já começamos o processo”, conta. “Vamos esperar a reunião de amanhã [quarta-feira, 12] para ouvir o Lula e o Xi Jinping”, conclui o governador.